domingo, julho 26, 2026
InícioGERALSC terá uma semana de chuvas intensas

SC terá uma semana de chuvas intensas

Foto: Banco de imagens/Defesa Civil

Uma semana de instabilidade meteorológica está prevista para Santa Catarina, de acordo com informações divulgadas pela Epagri/Ciram em conjunto com a Defesa Civil.

Uma área de baixa pressão atmosférica, juntamente com o fluxo de calor e umidade do Norte do país, trará pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na terça-feira (25), nas áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Durante o restante da semana, períodos de instabilidade intercalarão com momentos de melhoria.

Entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, uma nova frente fria relacionada a um ciclone extratropical no oceano poderá trazer temporais com chuva intensa e volumosa, acompanhada por vendavais e até mesmo granizo. O risco é alto a muito alto para várias ocorrências, incluindo destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores e galhos, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

- Continua após o anúncio -

Inicialmente, na sexta-feira, 27, a chuva virá acompanhada de temporais, especialmente nas áreas do Grande Oeste e Norte do estado, se estendendo para o restante de Santa Catarina ao longo do dia. Durante a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, a chuva e os temporais deverão ganhar intensidade, afetando principalmente as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.

Durante o período de sexta-feira, 27, a sábado, 28, são esperados volumes consideráveis de chuva, com acumulações variando entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Norte, próximas à divisa com o Paraná, podendo chegar a valores ainda mais elevados. Nas demais regiões do estado, os acumulados deverão variar entre 80 mm e 120 mm, com as menores quantidades esperadas no Litoral Sul.

Situação Hidrológica e Previsões

Com a previsão de retorno das chuvas, Santa Catarina deve se preparar para condições hidrológicas variáveis ao longo da semana, com possíveis elevações nos níveis dos rios em várias regiões. Entre segunda-feira, 23, e quinta-feira, 26, as áreas de destaque com risco de alagamentos são o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Já entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, o risco de inundações, enxurradas e alagamentos é considerado alto nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, e muito alto nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

A Epagri/Ciram e a Defesa Civil enfatizam que as previsões meteorológicas e a situação hidrológica podem sofrer alterações e, portanto, devem ser acompanhadas diariamente nos órgãos oficiais para manter a segurança da população.

Para informações adicionais, entre em contato com a Defesa Civil de Santa Catarina no CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) ou a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) no Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alerta).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp