
A Nestlé Purina vai investir R$ 1 bilhão – a projeção de investimentos no projeto completo chega a R$ 2,5 bilhões – para a construção de uma fábrica no Oeste de Santa Catarina. O município escolhido para a instalação é Vargeão, localizado cerca de 70 km de Chapecó. A empresa será construída às margens da BR-282, no novo parque industrial.
Segundo a empresa, a localização em Vargeão é estratégica para acelerar os crescimentos.
A nova unidade buscará atender à crescente demanda dos mercados interno e externo por alimentos úmidos para cães e gatos, acelerar o processo de crescimento da companhia e ajudar a consolidar o Brasil como uma importante plataforma de exportação para outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa.
“Na realidade, para o mapeamento vimos as complementaridades de abastecimento no Oeste de Santa Catarina, que possui uma cadeia agroindustrial de aves e suínos bastante desenvolvida e fortalecida, além da produção de grãos que são as matérias primas básicas para a nossa indústria, baseado nisso e no posicionamento logístico, essa foi nossa opção”, afirma o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.
As obras devem ter início no primeiro trimestre de 2022 e seguem com a parte construtiva até o fim do ano. Em 2023, haverá a instalação dos equipamentos e início dos testes de fabricação. A nova unidade nasce no conceito de indústria 4.0, com tecnologia inovadora, com uso de robôs, o que torna o processo mais ágil e seguro.
“O município de Vargeão trabalhou empenhado na liberação documental e apoio do Governo de Santa Catarina foi essencial, muitas portas foram abertas. Colocamos nossa estrutura à inteira disposição, agilizando todo processo burocrático para legalização da área”, salienta o prefeito de Vargeão, Volmir Felipe.
A nova fábrica vai utilizar mão de obra local por meio de parcerias entre Nestlé Purina e Governo Catarinense, com programas estaduais de capacitação.
“São ações como essas que dão a garantia de investimentos no território catarinense, tornando o Estado ainda mais atrativo. Vargeão é um município pequeno que prova que há um olhar especial do Governo, onde já realizamos uma ação do Gente Catarina neste município, para enfrentar o déficit habitacional, já reservamos terrenos para a construção de casas e temos o projeto de internet rural. A Nestlé Purina, com esse investimento, mostra que Santa Catarina está crescendo cinco vezes mais que o Brasil. O Estado é parceiro para a contratação e os municípios do entorno serão afetados positivamente. Hoje é um dia histórico”, frisa o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.
Ainda nas etapas de instalação da fábrica, a partir do próximo ano, a previsão é de gerar mil empregos profissionais terceirizados.