OUÇA AO VIVO

InícioGERALRevisão do Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó

Revisão do Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó

Saiba mais

Imagem: Assessoria de Comunicação

Uma audiência pública de atualização do Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó, aconteceu nesta terça-feira (09) no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, no Oeste Catarinense. A Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos (FEPESE), que foi contratada pela Prefeitura de Chapecó para a realização do estudo, apresentou sugestões levantadas no estudo e também em outra audiência pública, realizada recentemente, na Prefeitura. Outro debate está agendado para acontecer na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (10), às 8h30.

O Diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clovis Ari Leuze destacou que a frota de veículos aumentou muito nos últimos anos, chegando a 210 mil veículos. Para ele, os estudos de mobilidade urbana precisam ser efetivados para não virar um caos. “Hoje Chapecó tem dois ou três pontos específicos que tem gargalos e que precisam de ações a curto prazo para efetivação. Mas alem disso, acões de médio e longo rpazo precisam ser pensadas”, comentou. Ele também comentou que é importante a participação da população. “Em momentos de implementação e transição nas mudanças a população precisar ter paciência e ajudar”, enfatizou.

O Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, destacou que o plano tem sugestões para o transporte coletivo, ajustes no trânsito, implantação de vias de mão única e alternativas que a partir da aprovação serão implementadas pelo Poder Público. Ele comentou ainda que os motoristas de Chapecó já tem percebido algumas mudanças que estão sendo implantadas para melhorar a fluidez. “Por exemplo na Rua Uruguai, com o fechamento dos canteiros centrais e colocação de semáforos. E outras ruas também passarão por mudanças, uma delas é a Cunha Porã na região da Efapi”, comentou. O Secretário observou ainda que algumas obras importantes e estruturantes estão sendo finalizadas e terão impacto no trânsito. “Entre elas a abertura no sentido sul da Avenida Getúlio Vargas, a construção do Elevado na Fernando Machado, a conclusão da duplicação da Leopoldo Sander, o Contorno Viário Extremo Oeste e 100 % de pavimentação das ruas que são de chão”, disse.

- Continua após o anúncio -

O Secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos, Thiago Etges, destacou que a orientação para a empresa que fez o estudo é que ele fosse convertido em propostas técnicas objetivas e executáveis com ações de curto, médio e longo prazo. “Assim que ele for aprovado, já poderá ser colocado em prática. As intervenções precisam ser fáceis de ser entendidas e que de fato superem as dificuldades que existem hoje”, comentou. Ele disse ainda que Chapecó é bem provida de sistema viário na área central, com ruas que conseguem absorver grande número de veículos, ciclistas, pedestres e transporte coletivo.

Propostas apresentadas

A engenheira civil da FEPESE, Fernanda Beckauser Mallon, adiantou que entre as propostas estão a implantação de novos terminais do transporte coletivo e corredores de ônibus, e a implantação de uma rede integrada de infraestrutura para ciclistas e um binário nas avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se