A decisão da Administração Municipal de remover os bancos e mesas do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas divide opiniões em Chapecó. A medida foi tomada após um pedido feito pela Polícia Militar e foi divulgada nesta sexta-feira (18).
>> Bancos e mesas serão retirados do canteiro central da Getúlio Vargas
O pedido para remoção chegou até o Prefeito Luciano Buligon que deu aval positivo para a remoção dos espaços. Os trabalhos deverão começar na próxima semana. Segundo o Tenente Coronel PM Ricardo Alves da Silva, inúmeros delitos são registrados nestes pontos, pois jovens usam os bancos e mesas como referências de encontro para o uso de drogas e outros delitos, principalmente no período noturno.
Entretanto, a decisão pegou muita gente de surpresa. Para alguns comerciantes a medida vem em uma boa hora. Para outra parcela da população será um retrocesso.
O Clic RDC realizou uma pesquisa via o perfil oficial do Portal no Instagram, que hoje conta com mais de 14 mil seguidores.
Na enquete pedimos a opinião da população sobre a decisão e deixamos três alternativas de resposta, sendo: gostei | não gostei | e escreva sua opinião.
Ao todo, 1.140 pessoas participaram da pesquisa, sendo que 511 (45%) internautas votaram que gostaram da decisão e 629 (55%) não ficaram satisfeitos com a medida.
Também 11 pessoas deixaram sua opinião. A internauta @fabipchc escreveu “Esses crimes não vão deixar de existir, apenas vão mudar de local”. Já o @andre.mrlo.56 disse, “Poderiam instalar câmeras fixas, não apenas as ‘speed domes’ nos postes das quadras. Temos tecnologia para isso”, afirmou.
O @robsonmottaa lamentou a decisão. “Esse tipo de local era destinado para família, mas hoje está sendo totalmente ao contrário, só reúne pessoas de má índole e está afastando o objetivo da criação”, concluiu.
Já o internauta @angelino_flores_ gostou da medida. “Quando ninguém se responsabiliza, muitos não cuidam e outros muitos sofrem em não poder usufruir como queriam. A favor da retirada imediata”, disse.
Entre as demais participações, o internauta @marcello.oliveiraas também deixou a sua opinião. “Acredito que não há necessidade do corte de árvores, mas apoio a retirada dos bancos pois por diversas vezes passamos por essa região ali e vários pré-adolescentes estavam se entorpecendo e depredando o espaço, por ex o lixo que deixam jogado e garrafas que quebram e jogam oferecendo riscos para os demais, enfim, acredito que a outras formas de prevenir e assegura o local desses indivíduos sem ter que denegrir a natureza”, finalizou.
“Precisam retirar os delinquentes de lá e não as mesas que várias pessoas de bem utilizam. Muitos vão pagar por poucos. Se a polícia sabe do problema, combata aumentando as rondas e abordagens. Agora afetar toda população não é o caminho para combater a criminalidade”, escreveu o internauta @leandro.g.chagas.