No dia quatro de fevereiro reabre os restaurantes populares de Chapecó. Depois das férias dos funcionários e ajustes como limpeza e pequenas manutenções, os serviços voltam a ser oferecidos à população chapecoense.
Os restaurantes populares de Chapecó ampliam a oferta de refeições nutricionalmente adequadas a um custo acessível à população. Cerca de 50% do valor das refeições são custeadas pela Administração Municipal e o usuário paga R$ 3,00. Desta forma, a intenção é contribuir para a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar.
A equipe de trabalho do restaurante é composta por um coordenador, nutricionista, auxiliar administrativo, almoxarife, cozinheira, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais. Os cardápios são elaborados por nutricionistas e os alimentos servidos nos restaurantes populares são adquiridos com recursos próprios da Prefeitura por meio de licitação. Também através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com produtos de agricultores.
O restaurante popular “Bandejão I” está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 60 O, no centro de Chapecó e atende das 11 às 14 horas. Em 2018 o espaço serviu 214.389 mil refeições e a previsão para 2019 é servir 240 mil refeições.
O Restaurante Popular da Efapi, o “Bandejão II”, está localizado na Rua Surucuá, esquina com Cunha Porã, nº 26 E, no Bairro Efapi, Loteamento Sereno Soprana e atende das 11 às 14 horas. Em 2018 foram servidas 101.760 refeições e a previsão para 2019 é de 108 mil refeições.