OUÇA AO VIVO

InícioGERALProjeto propõe energia solar para beneficiários da tarifa social e diminuição da...

Projeto propõe energia solar para beneficiários da tarifa social e diminuição da Conta de Luz no Brasil


Deputado Pedro Uczai (PT/SC)

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) apresentou um projeto de lei que visa fortalecer a produção de energias limpas e renováveis no Brasil, além de diminuir a conta de luz dos brasileiros. O programa, denominado Renda Básica Energética, propõe mudanças no sistema de atendimento aos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.

A energia solar no Brasil está em crescimento constante e já representa 13,1% de toda a matriz elétrica do país, ficando atrás apenas da energia hídrica. O projeto de Uczai pretende utilizar recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é financiada por todos os contribuintes através de suas faturas de energia, para a criação de usinas solares em todo o território brasileiro.

A CDE arrecada em média R$ 6 bilhões anualmente, e o projeto propõe direcionar esses recursos para a construção de usinas solares capazes de atender as mais de 17 milhões de famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. O deputado Uczai acredita que, em uma década, seria possível construir usinas suficientes para suprir todas essas famílias, retirando esse custo das contas de luz dos contribuintes.

- Continua após o anúncio -

Além de utilizar recursos da CDE, o projeto prevê investimentos do Governo Federal e de empresas estatais como a Petrobrás, Itaipu e ENBPar, o que aceleraria a instalação das usinas solares. O investimento estimado para atender todas as 17 milhões de famílias beneficiárias da Tarifa Social seria de R$ 60 bilhões.

O deputado destaca que os principais impactos do projeto incluem a criação de empregos, o desenvolvimento tecnológico e industrial. O programa poderia estabelecer pequenos negócios e microindústrias em áreas rurais e vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e a diversificação da economia, além de estimular a pesquisa e a produção de equipamentos relacionados à energia renovável no Brasil.

O projeto também contribui para a transição energética do país, promovendo a produção de energia limpa e sustentável, o que reduz as emissões de gases de efeito estufa e combate as mudanças climáticas. Uczai enfatiza que o Programa Renda Básica Energética se alinha com ações e políticas globais de proteção ambiental e transição energética.

O deputado apresentou o projeto ao Governo Federal e recebeu apoio de ministérios e diversos setores. Agora, busca fortalecê-lo na Câmara dos Deputados para que, no próximo ano, seja colocado em prática.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se