Projeto Gibiteca Itinerante leva gibis à comunidade - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Projeto Gibiteca Itinerante leva gibis à comunidade


Informações da Prefeitura

Um acervo, de cerca de 12 mil gibis da Gibiteca Silmar Geremia, agora poderão ser levadas à comunidade. É o projeto Gibiteca Itinerante. Escolas públicas e privadas, entidades e associações interessadas poderão levar a Gibiteca até seus espaços.  O acervo atualmente fica localizado na Biblioteca da Escola de Artes, em Chapecó.

O objetivo é incentivar o hábito da leitura das Histórias em Quadrinhos e promover um contato prazeroso com o conhecimento, dessa Linguagem que tem a particularidade de juntar a palavra e a imagem. As atividades serão dirigidas pelo professor Sidimar Geremia.

O agendamento pode ser realizado na Escola de Artes, nas segundas-feiras pela manhã ou nas sextas-feiras a tarde. Também pode ser feito pelo telefone (49) 3328 6068. A proposta de intervenção nas escolas contará com: palestra e explanação sobre a Linguagem dos Quadrinhos; sua história e a Gibiteca; leitura e apreciação do Acervo selecionado e exercício prático sobre Histórias em Quadrinhos.

Gibiteca

Inaugurada em março de 2018, a Gibiteca Silmar Geremia iniciou suas atividades com pouco mais de mil exemplares. Com doações vindas de Chapecó e de diversas partes do país, hoje conta com cerca de 12 mil Gibis. Atualmente essas revistas em quadrinhos são catalogadas e categorizadas nas classificações: Infantil, Infanto-juvenil, Super-Heróis, Mangá e Sugerido para Adultos.

A Gibiteca também faz o empréstimo das obras. Os usuários podem retirar cerca de 2 HQ’s, por até 14 dias, após cadastro mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência, sendo neste primeiro momento, perante matrícula na Escola.

Todos os exemplares estão disponíveis para consulta local. Dentre as peças disponíveis estão obras da série “Marvels”, ilustrada em aquarela pelo artista norte-americano Alex Ross. Também integram o acervo, originais do Frank Miller, como “300 de Esparta” e “Batman, o Cavaleiro das Trevas”,.

Foto: Prefeitura de Chapecó