
Na última terça-feira (19), o radialista Cezar da Luz recebeu uma Moção de Parabenização, pelo programa tradicionalista “Chama Nativa”, da Câmara de Vereadores de Chapecó. Há mais de 20 anos no ar, o programa apresentado por Cezar se diferencia por valorizar a história de Chapecó e do Sul do Brasil.
A homenagem recebida pelo radialista e o programa Chama Nativa aconteceu no mesmo dia que o Museu do Rádio Condá ganhou destaque na sessão da Câmara. A solenidade contou com a presença de Alfredo Lang, presidente do Grupo Condá de Comunicação e que o Cezar tem um enorme apreço.
“A emoção realmente tomou conta, o coração bateu forte por essa homenagem, até pela presença do Doutor Lang, que inclusive eu saudei como ‘Pai da Comunicação’ e agradeci a ele por essa oportunidade. Agradeço à família, aos patrocinadores e aos ouvintes. Realmente foi emocionante. Passa um filme na cabeça. Na hora eu lembrei do dia que iniciei e acendeu aquela luz no ar e ‘agora vai tchê!’”, relembrou bem humorado Cezar da Luz.

Programa Chama Nativa
O programa Chama Nativa é transmitido pela rádio Condá FM, aos domingos das 8h às 10h e se diferencia dos outros, pois além da música gaúcha, a atração valoriza as histórias de Chapecó e do Sul do Brasil. Com grande audiência, o Chama Nativa também valoriza as programações dos Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e festas das comunidades que nele são divulgadas gratuitamente nestes 20 anos.
A atração ainda conta com entrevistas com grandes artistas, escritores, historiadores e pessoas da área cultural de Chapecó, que valorizam ainda mais as origens e fortalece a identidade do povo sulista e chapecoense.
“Em linhas gerais, eu gostaria de reforçar que o Chama Nativa é um programa que ao longo de seus 20 anos, tem se mostrado de forma diferenciada dos programas gaúchos, por além da música, trazer a nossa história, tanto gaúcha, como catarinense”, disse Cezar da Luz.
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel (RS), reside em Chapecó há mais de 40 anos, apresenta o programa Chama Nativa há 20 anos e é palestrante e pesquisador da cultura/história gaúcha. Apresentador de eventos, rodeios e festivais artísticos, Cezar também é ex-patrão do CTG Coxilha do Quero-Quero. Há 18 anos escreve sobre cultura gaúcha no Jornal Diário do Iguaçu.