OUÇA AO VIVO

InícioGERALProcesso Migratório será tema de Seminário Regional em da AMOSC em Chapecó

Processo Migratório será tema de Seminário Regional em da AMOSC em Chapecó

O evento terá lugar no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes


Nesta quarta-feira (21), a AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina sediará o Seminário Regional: Articulação da Política de Assistência Social com o Processo Migratório. O evento terá lugar no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, com início às 13h30, na Sala Ely Camargo.

O seminário reunirá profissionais que trabalham no atendimento aos migrantes, visando buscar apoio técnico e financeiro para fortalecer as políticas de acolhimento nos municípios. Entre os participantes estarão representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Polícia Federal, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Secretaria de Estado da Assistência Social de Santa Catarina (SAS/SC) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS/SC).

A preocupação com o processo migratório é urgente. Atualmente, mais de 106 mil migrantes, provenientes de mais de 120 nacionalidades, estão registrados em Santa Catarina. O atendimento a esse contingente demanda ajustes nas políticas públicas e, consequentemente, recursos financeiros para garantir o acesso aos direitos sociais.

- Continua após o anúncio -

O aumento significativo da população migrante requer uma resposta coordenada entre os governos locais, estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil e da comunidade em geral. É essencial a criação de estruturas físicas adequadas para um atendimento humanizado, o estabelecimento de diálogo interinstitucional, programas de capacitação e promoção de emprego. Além disso, é necessário enfrentar desafios como a integração cultural, facilitando a coexistência pacífica e a compreensão mútua.

Durante o Seminário Regional, os participantes debaterão esses temas e proporão estratégias e ações conjuntas para lidar com o processo migratório. O evento é uma iniciativa da AMOSC, Prefeitura Municipal de Chapecó, COEGEMAS/SC e FECAM – Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se