Diante da descontinuidade de repasses financeiros do Governo do Estado para o Hospital da Criança e da dificuldade financeira da unidade, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (26), que vai depositar ainda nesta semana R$ 1,2 milhão para pagamento de salários dos profissionais e dos insumos utilizados no hospital. Além disso, em maio vai garantir mais R$ 1 milhão, o dobro do que repassa mensalmente, para garantir a continuidade das cirurgias agendadas no local.
Os recursos serão repassados para a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, organização social que administra o Hospital da Criança e também o Hospital Regional do Oeste.
A direção da Associação esteve em reunião com o prefeito e os secretários de Governo, Thiago Felipe Etges, e de Saúde, Jader Danielli, nesta quarta-feira, relatando a situação financeira delicada devido à falta de aporte de recursos do Estado.
O prefeito também anunciou que, a partir de junho, o Hospital da Criança deixará de ser gerido pela associação e passará para a administração do município. Com isso a Secretaria de Saúde fará o remanejamento de profissionais para a unidade.
“Nós tomamos esta medida para que possamos atuar com mais autonomia e assim melhorar o atendimento, reduzindo o tempo de espera”, disse Rodrigues.
Com a mudança o atendimento de Pronto Socorro de menores de 12 anos de outros municípios deverá ser feito no Hospital Regional do Oeste.