A Prefeitura de Chapecó e a Associação de Pais e Amigos do Autista de Chapecó e região (AMA Oeste), assinaram na sexta-feira (14) um acordo de cooperação, visando a prestação de serviços educacionais especializados e assistência às famílias de autistas. O ato aconteceu na sede da Ama Oeste e reuniu autoridades, diretoria da entidade, familiares e funcionários. Diante do Termo de Cooperação, o Município sede o espaço e a entidade oferece a prestação de serviços educacionais especializados e assistencial às famílias de autistas.
A presidente da AMA, Lilian Simon, apresentou a equipe que está atuando no local, recebendo e orientando as famílias, além de acolher as crianças. “Nossa sede ficou linda e nossa equipe vem trabalhando, com resultados que já aparecem. Nós temos um compromisso muito grande com as pessoas e com suas famílias”, disse Lilian.
O prefeito João Rodrigues destacou a importância do termo de cooperação, para que a AMA possa começar o atendimento e o trabalho com as crianças. Ele adiantou ainda que o Município está preparando uma capacitação para os profissionais de saúde da rede municipal, para que recebam informações sobre o Autismo e consigam auxiliar no tratamento e acompanhamento dos pacientes. Além disso, ele disse ainda que a Prefeitura fará uma licitação para o cercamento do terreno e da sede da Ama. “Estamos investindo e auxiliando as famílias para que consigam oferecer aos seus filhos os melhores acompanhamentos e tratamentos”, comentou.
AMA Oeste
A sede da Associação dos Pais e Amigos do Autista de Chapecó e Região (AMA OESTE), fica localizada na rua João Aurélio Turatti, 984, no bairro Presidente Médici. Foram investidos R$ 3.423.608,70, sendo R$ 3 milhões do Governo do Estado, via Fundação Catarinense de Educação Especial, e o restante de contrapartida da Prefeitura, que também cedeu o terreno para a construção.
O QUE É A AMA?
A AMA OESTE é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial e de saúde, portadora dos títulos de Entidade Beneficente de Assistência Social, Utilidade Pública Estadual e Municipal, e credenciada junto ao Conselho Municipal de Saúde – CMS, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDE e Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CMDCA.
A associação foi criada em 06 de outubro de 2014 por pais e amigos de autistas de Chapecó e Região, profissionais atuantes na área e autoridades públicas responsáveis por políticas voltadas aos autistas e demais interessados na causa.
A finalidade da associação é promover assistência social como objetivo de inclusão, beneficência, defesa, proteção e promoção das pessoas com autismo.