População deve antecipar visitas ao cemitério para evitar aglomeração

A informação foi repassada pela Prefeitura de Chapecó


A Administração Municipal informou que seguindo as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde, diversas medidas de prevenção à Covid-19 serão adotadas este ano no feriado de finados no dia 02 de Novembro. 

Segundo a prefeitura, as equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e do Departamento de Patrimônio e Serviços Gerais, já anteciparam seus trabalhos e estão garantindo a limpeza dos cemitérios municipais, intensificando os serviços de poda, cortes de grama e ajardinamento.

Como a expectativa é receber uma grande movimentação de pessoas nos cemitérios, a orientação é que as pessoas antecipem as visitas a fim de evitar aglomerações no feriado. 

Além disso, outras recomendações deverão ser seguidas pelos usuários, vendedores e responsáveis pelos espaços. Confira!

– Uso obrigatório de máscara durante a permanência no espaço;

– Manter o distanciamento mínimo de 1,5m no local;

– Levar álcool em gel 70% para higienização das mãos;

– Pessoas do grupo de risco devem evitar a circulação pelo local;

– Pessoas positivadas ou com suspeita de Covid-19 não devem sair de casa;

– Evitar o contato físico com outras pessoas;

– Evitar aglomerações;

– Tempo de permanência no local recomendado é de 45 minutos;

– Barracas e tendas de comércio externo devem disponibilizar álcool em gel 70% e manter o distanciamento de 2m entre as barracas.

Dados Gerais dos principais cemitérios de Chapecó

Cemitério Ecumênico João Paulo II

O Cemitério Ecumênico João Paulo II, localizado na Rua Achiles Tomazelli, esquina com a Avenida Getúlio, possui área total de 28.900 m², com 3182 lotes ocupados. Cada lote de jazigo ou capela possui quatro lugares. No local, há também o gavetário que possui 1312 gavetas, com espaço para uma pessoa cada. O Cemitério do centro não possui lotes para venda.

Cemitério da Linha Tomazelli

O Cemitério da Linha Tomazelli, que fica na SC-283, possui área total de 14.698 m² com 962 lotes ocupados entre jazigos e capelas. Esse ainda possui lotes à venda, mas não ocorre de forma antecipada, apenas em casos de emergência (após sepultamento).