quinta-feira, maio 7, 2026
InícioGERALPolícia investiga morte de bebê após cuidadora rir durante ligação ao Samu...

Polícia investiga morte de bebê após cuidadora rir durante ligação ao Samu em SC

Criança de dois meses morreu após sofrer parada cardiorrespiratória

Foto: Ministério da Saúde

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de pouco mais de dois meses em São João Batista, no Vale do Rio Tijucas, após a criança sofrer uma parada cardiorrespiratória durante a madrugada de terça-feira (5). O caso chamou atenção após a cuidadora acionar o Samu e apresentar comportamento considerado incomum durante a ligação, chegando a rir enquanto relatava a situação.

Segundo a Polícia Militar, o atendimento foi acionado por volta das 3h50. Inicialmente, a equipe suspeitou de um possível trote devido à postura da mulher durante a chamada. Após uma videochamada com a cuidadora, a médica plantonista confirmou a gravidade do caso e o deslocamento da equipe foi mantido.

Conforme os socorristas, o bebê já estaria em parada cardiorrespiratória havia cerca de 20 minutos quando o primeiro contato foi realizado. A criança foi socorrida no bairro Ribanceira do Sul e encaminhada ao Hospital Monsenhor José Locks, mas morreu por volta das 5h30.

- Continua após o anúncio -

Ainda de acordo com a PM, durante o atendimento foi observado comportamento considerado frio e calmo por parte da cuidadora, da mãe e de outras pessoas presentes na residência. Os policiais relataram que a mãe demonstrava maior preocupação com afazeres domésticos e compromissos de trabalho do que com o estado da criança.

O bebê apresentava sinais clínicos compatíveis com desnutrição, incluindo baixo peso, costelas aparentes, mucosas ressecadas e prega cutânea. A criança também possuía fenda palatina, condição congênita que pode dificultar a alimentação.

O médico-legista informou que o bebê pesava entre 1,9 kg e 1,95 kg, valor considerado incompatível para a idade. No entanto, o perito destacou que o baixo peso pode estar relacionado a fatores como prematuridade, doenças congênitas ou síndromes genéticas.

O laudo preliminar não identificou sinais de violência física, lesões internas ou indícios de asfixia. A hipótese de broncoaspiração também foi descartada neste primeiro momento, já que não havia resíduos alimentares nas vias respiratórias da criança.

A cuidadora e a mãe foram levadas à delegacia para prestar depoimento, mas não houve prisão em flagrante. Em nota, a Polícia Civil informou que ainda não existem elementos suficientes para responsabilização criminal e que as investigações seguem em andamento. A hipótese de morte súbita também não está descartada.

O Conselho Tutelar foi acionado e, segundo relato registrado pela PM, já havia registros anteriores de possíveis violações envolvendo a residência onde a cuidadora atendia outras crianças.

Fonte: CNN

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp