OUÇA AO VIVO

InícioGERALPolícia Civil de SC lança portal para rastreamento de criminosos condenados mais...

Polícia Civil de SC lança portal para rastreamento de criminosos condenados mais procurados

Essa plataforma permite que a população tenha acesso à lista de criminosos condenados pela Justiça

Foto: Marco Favero/Secom

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Capturas (DCAP), na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), apresenta nesta terça-feira, 14, o Portal Foragidos. Essa plataforma inovadora tem como objetivo permitir que a população tenha acesso à lista de criminosos condenados pela Justiça e que se encontram foragidos no estado.

Acesse o portal aqui

Segundo o delegado Allan Antunes Marinho Leandro, titular da DECAP, o portal é uma ferramenta crucial para que os cidadãos colaborem com a Polícia Civil e a Justiça na captura dos foragidos mais procurados em Santa Catarina, não se limitando apenas aos catarinenses, mas abrangendo também aqueles com mandados de prisão expedidos pela Justiça do estado. “O cidadão poderá fornecer informações sobre o paradeiro, veículos e pessoas associadas aos foragidos, permitindo que possamos localizar esses criminosos, muitos dos quais estão evadidos há anos”, ressaltou o delegado Allan.

- Continua após o anúncio -

O delegado-geral, Ulisses Gabriel, destaca que essa é mais uma iniciativa inovadora da PCSC, alinhada à determinação do governador Jorginho Mello de intensificar ações em todos os setores, com foco especial na segurança pública e na Polícia Civil de Santa Catarina. “Estamos trabalhando intensivamente para atender às demandas da população catarinense, priorizando a qualidade no atendimento e a efetividade no combate ao crime. O governador deseja que atuemos de forma contundente contra a criminalidade.”

O Portal Foragidos, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da PCSC em parceria com a Delegacia de Capturas (DECAP/DEIC), foi implementado sem gerar custos para o Estado. “Isso é mais uma demonstração da qualidade dos nossos policiais”, destacou Ulisses.

Recordes de Produtividade: Ulisses Gabriel enfatiza que a Polícia Civil tem alcançado recordes de produtividade. Estatísticas da Diretoria de Inteligência da PCSC indicam que a instituição cumpriu mais de 6,5 mil mandados de busca e apreensão, um aumento de 57,05% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de prisões atingiu 4,8 mil pessoas, superando em 61,21% os registros do ano passado. “A Polícia Civil tem ampliado significativamente sua produtividade, auxiliada pelas outras forças de segurança, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e investindo em diversas áreas, especialmente na tecnologia”, ressalta.

Inovações em 2023: Dentro das inovações implementadas este ano, Ulisses Gabriel destaca a criação do Sistema Único de Denúncias (SUD), centralizando todas as denúncias em uma plataforma única. “O SUD utiliza Inteligência Artificial para converter áudios e ligações em texto, proporcionando agilidade para que as denúncias cheguem rapidamente ao local correto.”

Ao longo de 2023, a PCSC também introduziu o SOS Pet, um espaço para a população informar sobre o desaparecimento de animais de estimação. Além disso, a instalação da Divisão de Proteção Animal (DPA), uma delegacia que atua no combate aos maus-tratos a animais, foi outra novidade. O cidadão que colaborar com informações terá o anonimato garantido e poderá fazer denúncias pelo telefone 181 ou pelo próprio Portal Foragidos (acesso aqui).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se