
A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix passam a contar com uma nova ferramenta de segurança: o “botão de contestação”. A funcionalidade permitirá que vítimas de fraudes, golpes ou coerção solicitem a devolução do dinheiro de forma totalmente digital, diretamente pelo aplicativo do banco onde mantêm conta.
A medida faz parte do aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) promovido pelo Banco Central. De acordo com Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro (Decem/BC), o objetivo é agilizar o bloqueio dos valores na conta do golpista, aumentando as chances de recuperação dos recursos.
“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos existentes. A devolução, se confirmada a fraude, pode ocorrer em até 11 dias”,
explicou Lobo.
O processo é automatizado e dispensa contato humano direto, tornando a contestação mais rápida e prática. Uma vez feito o pedido, os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar o caso. Se for comprovado que se trata de um golpe, a devolução é feita diretamente para a conta da vítima.
É importante destacar que o botão é exclusivo para casos de fraude, golpe e coerção. Ele não pode ser usado para erros de digitação, arrependimento de compra ou disputas comerciais legítimas.
Por que isso importa?
A novidade chega em meio ao aumento de crimes financeiros digitais e é mais um passo do Banco Central para fortalecer a segurança do sistema Pix. Além do novo botão, outras medidas recentes incluem limites para transações e reforço no rastreamento de operações suspeitas.
Para lembrar
- Disponível a partir de 1° de outubro
- Contestação deve ser feita pelo app do seu banco
- Prazo para devolução: até 11 dias
- Só vale para fraude, golpe ou coerção