Onça-pintada é capturada após 17 dias de monitoramento - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Onça-pintada é capturada após 17 dias de monitoramento

Uma onça-pintada foi capturada no Jardim Botânico em Juiz de Fora /MG, neste domingo (12). O parque estava fechado desde abril quando o animal foi visto pela primeira vez. Uma equipe especializada monitorava o local para recapturar a onça. Imagens de monitoramento registraram o animal, por volta das 5h de domingo. Pegadas foram encontradas no local. O animal também foi visto em outros pontos da cidade.

As informações foram divulgadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em uma rede social. Conforme o G1, “os especialistas realizaram exames, colocaram o colar para seguir o monitoramento e garantem que o animal é um macho, está bem, em fase reprodutiva e já foi encaminhado para uma reserva de Mata Atlântica”

Captura

 A onça foi pega em uma armadilha de caixa instalada perto do prédio administrativo.  Conforme o professor da UFJF Artur Andriolo, especialista em comportamento animal e biologia da conservação, as caixas estavam  posicionadas em “pontos estratégicos de trajetos usados com regularidade pelo felino e com mais probabilidade de alcançá-lo”.

Ao entrar na caixa, de cerca de dois metros de profundidade, o animal foi atraído até o fundo da armação para pegar uma isca. Com isso, acionou um gatilho que solta à porta de entrada e trancou o felino.

Nestes quase 20 dias à procura da onça foram instaladas quatro armadilhas de caixa em pontos interno e externo do Jardim Botânico. Outros seis de laço foram espalhadas em trechos em que o monitoramento indicou que o animal costumava passar na área da Mata do Krambeck.

Vídeo flagrou o animal no local


Imagens foram reproduzidas no Facebook do Jardim Botânico da UFJF