OUÇA AO VIVO

InícioGERALOnça-pintada é resgatada após ficar 22 dias presa em caverna na Bahia

Onça-pintada é resgatada após ficar 22 dias presa em caverna na Bahia

Foto: Programa Amigos da Onça/ Reprodução G1

Uma onça – pintada foi resgatada após passar 22 dias aprisionada dentro de uma caverna, na região de Sento Sé, na caatinga do norte da Bahia. O resgate foi feito em maio, mas a informação foi divulgada nesse fim de semana. O animal está ameaçado de extinção na caatinga.

Conforme informações do programa Amigos da Onça, da organização Pró-Carnívoros, repassadas ao G1, o resgate durou três dias e contou com a ajuda de bombeiros, veterinários, ajudantes de campo, biólogos e espeleólogo (especialista em cavernas). O resgate contou com uso de rapel.

Segundo a coordenadora do programa, Claudia Campos, moradores contaram que a onça levou uma ovelha morta para a caverna. O felino caiu em uma dolina, uma abertura que se forma no solo quando o teto de uma caverna desaba, e os moradores usaram pedras sobre a abertura, para manter o animal preso. No entanto, não havia a informação se tinha outras saídas.

- Continua após o anúncio -

Resgate

Ao saber do aprisionamento, a coordenadora montou uma equipe que foi ao local verificar a situação e se o animal ainda estava vivo. Conforme Claudia foi necessária usar técnicas de rapel, trabalhar à noite e usar roupas de proteção, usadas por apicultores, pois na dolina havia colmeias de abelhas.

Após o resgate,  a onça recebeu o nome de luiza, em homenagem a filha de uma integrante do programa. O felino  foi levado para o Centro de Manejo e fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf). A onça, após se restabelecer, vai receber um colar de monitoramento para ser acompanhada via satélite.


Programa Amigos da Onça/Reprodução G1

Informações Portal G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se