Chapecó, Lajeado Grande e Maravilha são os municípios que representarão a região oeste catarinense na etapa nacional do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Essa iniciativa reconhece e valoriza ações inovadoras, protagonizadas pelos governos municipais com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento territorial. Os vencedores serão conhecidos na próxima terça-feira (11), às 18 horas, em Brasília.
Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae como parceiro dos municípios brasileiros. Ao todo são dez categorias: Cidade Empreendedora; Compras Públicas; Empreendedorismo na Escola; Empreendedorismo Rural; Governança Territorial; Inclusão Produtiva; Sala do Empreendedor; Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Turismo & Identidade Territorial.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, agradece pela participação de 18 Prefeituras da região oeste catarinense na etapa estadual do PSPE. “Todas essas iniciativas têm em comum a promoção do desenvolvimento no ambiente de negócios, do território e ao fomento ao empreendedorismo. São projetos inovadores, que servem de inspirações para outros municípios, por isso nossa expectativa é muito positiva para nossos três finalistas”, antecipa.
INICIATIVAS SELECIONADAS
Na etapa estadual o município de Chapecó conquistou o 1º lugar na categoria Inclusão Produtiva, com o programa “Chapecó Abraços Abertos”, que está interligado com outras iniciativas municipais. Exemplos disso é o fluxo de atendimento para novos moradores, que passam pelo Centro de Atendimento ao Imigrante (regularizar documentação), Casa de Passagem (moradia, alimentação e higiene), Balcão de Empregos (oportunidades de trabalho) ou Oportuniza Chapecó (cursos de capacitação e qualificação).
“Para nós é uma honra essa premiação, reconhecendo as ações que a Administração Municipal tem feito para incentivar o empreendedorismo, gerar empregos, desburocratizar o atendimento ao cidadão, qualificar quem está fora do mercado do trabalho, resgatar quem estava em situação de rua ou de drogadição, melhorar a infraestrutura, promover o desenvolvimento e proporcionar mais qualidade de vida para a população. A nossa gestão está preocupada em desenvolver o município como um todo”, comenta o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
“Menos Lixo Mais Futuro” é o programa do município de Lajeado Grande, que conquistou na etapa estadual o 1º lugar na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente. A ação começou localmente em 2021 e, desde então, tem proporcionado mais qualidade de vida para a população, através de uma cidade mais limpa, bonita e organizada. “A iniciativa possui três pilares de desenvolvimento. Primeiro a sustentabilidade, tratamos todos os resíduos gerados pelo município da melhor forma possível. O segundo é o econômico, além do cuidado da preservação, conseguimos economizar mais de 50% do que gastávamos com a coleta de lixo. E, por fim, o pilar social, envolvendo todos os moradores do município em uma ação sustentável”, explica o prefeito Anderson Bianchi.
O município de Maravilha conquistou o 1º lugar na categoria Compras Públicas, da etapa estadual, com o projeto “Sustentabilidade no Prato”. O Centro de Alimentos e Culinária Escolar iniciou os trabalhos em 2021 como um elo entre a alimentação nas escolas e o empreendedorismo rural. Ao investir em nutrição e educação alimentar, o projeto reforça o compromisso com o futuro das crianças e da comunidade. Além de promover a saúde física e mental dos alunos, a iniciativa fortalece a economia local.
“Essa conquista é fruto do trabalho da Administração Municipal em parceria com o Sebrae/SC, que busca promover o empreendedorismo e criar oportunidades para a comunidade, especialmente nossas crianças. O projeto Sustentabilidade no Prato é um exemplo disso, fortalecendo não apenas a nutrição dos alunos, mas também a economia local ao apoiar nossos produtores rurais. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e motivados a continuar nesse caminho de crescimento e transformação”, ressalta o prefeito Sandro Donati.