OUÇA AO VIVO

InícioGERAL“Nuvem de Gafanhoto”: Epagri desenvolve mapa que mostra trajetórias dos insetos nos...

“Nuvem de Gafanhoto”: Epagri desenvolve mapa que mostra trajetórias dos insetos nos próximos três dias

Foto: Reprodução/Governo de Córdoba

A Epagri divulgou nesta sexta-feira (26) um mapa, que mostra, de forma simulada, a trajetória dos gafanhotos, da espécie Schistocerca cancellata poderão percorrer durante os próximos três dias. Os gafanhotos estão agrupados em nuvem no território da Argentina e de acordo com os cálculos dos profissionais da Epagri, devem seguir para o Uruguai nos próximos dias. O mapa foi desenvolvido pelos pesquisadores Kleber Trabaquini, doutor em sensoriamento remoto e Marcelo Mendes de Haro, doutor em entomologia.


Leia Mais: Monitoramento do Mapa indica que nuvem de gafanhotos não entrou no Brasil


Conforme a Epagri, para prever a trajetória dos insetos os pesquisadores utilizam o modelo Noaa Hysplit, que leva em consideração variáveis comportamentais do inseto e medidas climáticas da região. Em relação ao inseto, os parâmetros de entrada utilizados foram relacionados ao seu comportamento de voo, como altitude que pode atingir e horário em que o inseto usualmente decola e pousa. Já as variáveis ambientais utilizadas levaram em consideração as coordenadas geográficas iniciais da população, neste caso a localização de Corrientes, na Argentina.

- Continua após o anúncio -

No mapa desenvolvido pelos profissionais da Epagri fica evidente que a nuvem de insetos, que se encontra na federação Argentina, na província de Corrientes, possui uma tendência de adentrar ao território uruguaio nos próximos dias. Conforme os pesquisadores, a altura de voo do inseto pode variar entre 50, 100 ou 200 metros do nível do solo nas condições climáticas deste período do ano. Devido a essa diferença, a Epagri estimou que a nuvem possa alcançar 250 km (traçado verde), 300 km (traçado amarelo) ou 450 km (traçado vermelho).


Foto: Divulgação/Epagri

Na simulação de um voo de 50 e 100 metros acima do nível do solo, mais comum para estes insetos, os resultados demonstram que eles poderão chegar até o Departamento de Rivera, localizada no Norte do Uruguai, em até três dias. Já na simulação realizada com 200 metros acima do nível do solo, os insetos podem atingir o Departamento de Cerro Largo, Nordeste do Uruguai.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se