No ultimo domingo (04), por volta das 15h22min, o Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, foi acionado para atender uma ocorrência de queda de altura na Trilha do Pitoco, no interior do município de Chapecó.
Tratava-se de uma mulher de 25 anos, com iniciais C. V. que relatou ter sofrido a queda de nível, quando tentava passar um obstáculo da trilha, vindo a sofrer impacto contra as pedras.
A vítima consciente e orientada, com sinais vitais estáveis, não apresentava lesões aparentes, porém referia fortes dores na região da coluna lombar. Informou que se sentia impossibilitada para caminhar devido as dores na coluna. Após a avaliação, a paciente foi imobilizada em maca rígida e maca ribanceira.
O local onde a paciente encontrava-se era de difícil acesso, foi necessário adentrar na trilha cerca de dois quilômetros para chegar ao local do acidente. A guarnição do Corpo de Bombeiros precisou estabelecer um plano de resgate, devido a dificuldade de acesso e pelo fato de o terreno ser muito acidentado e a necessidade de caminhar por dentro do rio em vários pontos da trilha. A operação contou com a participação de sete bombeiros e o tempo de duração foi de aproximadamente cinco horas, desde o acionamentos até a finalização.
Após a realização da operação de resgate, a paciente foi encaminhada pelo ambulância do Corpo de Bombeiros Militar até o Hospital Regional do Oeste.