Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, faleceu nesta segunda-feira (12), aos 96 anos. Ele estava internado há uma semana no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações de saúde.
Delfim Netto liderou a economia brasileira entre 1967 e 1974, durante o regime militar (1964-1985), atuando nos governos dos generais Arthur da Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici. Posteriormente, sob o governo do general Ernesto Geisel, foi nomeado embaixador do Brasil na França.
Em 1979, Delfim Netto teve uma breve passagem pelo Ministério da Agricultura, durante o governo do general João Baptista Figueiredo, antes de assumir a Secretaria do Planejamento da Presidência da República, posição que ocupou até o fim da ditadura em 1985.
Após o regime militar, Delfim foi eleito deputado federal em 1986, participando ativamente da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Ele foi reeleito para a Câmara dos Deputados em outras quatro legislaturas consecutivas, permanecendo no cargo até 2007.
Delfim Netto deixa uma filha e um neto. Conforme comunicado por sua assessoria, não haverá velório aberto ao público, e o enterro será restrito à família.