
O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, na tarde desta terça-feira (9), para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a instituição. O documento formaliza o início do processo para a construção do Hospital Universitário de Chapecó, considerado pelo ministro como “o registro de nascimento do compromisso do Governo Federal com a universidade e com a criação de um hospital público para a região”.
A solenidade ocorreu às 16h, na sede da UFFS, e também marcou a inauguração da Cantina Externa da universidade. A iniciativa é vista como um avanço importante para ampliar o atendimento de saúde no Oeste catarinense e fortalecer o ensino, pesquisa e extensão da instituição.
A visita fez parte de uma agenda de dois dias do ministro em Santa Catarina. Na segunda-feira (8), em Florianópolis, Santana participou da posse do novo reitor do IFSC, professor Zízimo Moreira Filho, às 14h. Ainda na capital, visitou o Instituto Estadual de Educação, pela manhã, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 15h30.
Já nesta terça-feira (9), antes de chegar a Chapecó, Camilo Santana esteve em Blumenau, onde participou de um café da manhã com a reitoria e estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) às 9h. Às 10h, assinou a autorização para início das obras dos novos campi de Mafra e Campos Novos. Também entregou a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e os vales-computadores do Programa Mais Professores para o Brasil.
Com o ACT assinado em Chapecó, a expectativa é de que as próximas etapas avancem para viabilizar o projeto do tão aguardado Hospital Universitário, que deverá atender toda a região da Fronteira Sul.





