OUÇA AO VIVO

InícioGERALLixo na rua: culpa de quem?

Lixo na rua: culpa de quem?

Você já se deparou com uma cena assim?

- Continua após o anúncio -
Foto: Everton Afonso

O Everton Afonso já. Ele tem uma empresa, na rua São Pedro no bairro Passo dos Fortes em Chapecó e na manhã desta quinta-feira (3), ao levar o lixo ele se deparou com essa situação. “Sempre acontece isso. A gente não consegue ver quem descarta o lixo ali”. O Everton contou ainda que, na semana passada, tinha um contêiner virado. “Eu e os outros moradores já estamos indignados com essa situação, por isso procuramos ajuda. Pensamos em fazer até um abaixo assinado para retirar os contêineres daqui, pra ver se essa situação para.”

Para dar uma resposta ao Everton, procuramos o órgão responsável pela coleta do lixo em Chapecó. O secretário de infraestrutura urbana Ivaldo Pizzinatto – conhecido como Gringo – foi quem nos atendeu. Ele destacou que a secretaria está à disposição para receber esse tipo de lixo. “Infelizmente não é fácil. Nós temos o local para a população levar esses lixos – móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos – para dar o destino correto. Mesmo assim as pessoas preferem deixar ao lado do contêiner. O caminhão não vai recolher, é tudo automático.”

- Continua após o anúncio -

Assim como o Everton, Gringo também relatou que vê essa situação todos os dias, mas que é difícil penalizar alguém. “O problema é achar quem fez isso. Como é na rua, não tem como saber quem que fez”

“O que a gente pode fazer é tentar conscientizar a população. Se alguém ver outra pessoa fazendo isso, tire uma foto ou denuncie”, afirmou o secretário. Ele ainda explanou sobre o valor que é gasto com o recolhimento desse material. “Poderíamos usar esse dinheiro em outras áreas como educação ou na saúde. Mas temos de recolher o lixo.”

Gringo disse que a Prefeitura está preparando uma campanha de conscientização para a cidade. “Acredito que no fim do mês de janeiro ainda, vamos lançar o ‘Lixo Zero’, pra ver se a gente consegue conscientizar.”

As pessoas que se depararem com o lixo fora do contêiner, assim como Everton, podem ligar no telefone da secretaria de infraestrutura – (49) 3319 – 3600 – e denunciar. Desta forma, a secretaria pode providenciar o descarte correto.

Para o descarte correto, a população deve levar esse material até a Rua Sete de Setembro, 2063-D, no bairro Presidente Médici, em Chapecó. O contato pode ser feito pelo telefone (49)3319-3600 ou por e-mail: [email protected]. O horário de funcionamento é das 7h da manhã às 18h.

E não para por aí

Outro caso comum é vermos o lixo espalhado pelas vias da cidade. Principalmente no ‘pós-findi’. Infelizmente, o problema é recorrente e acontece há bastante tempo. Nos lugares onde a população se reúne para tomar uma cerveja com os amigos, é comum encontrarmos as garrafas vazias jogadas no chão.

Em abril de 2017 ainda, o repórter do ClicRDC Diego Antunes, fez um flagra dos autos da Av. Getúlio Vargas, onde o lixo era constante. Confira o vídeo:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se