Inovação: evento visa descomplicar o processo de emissão de relatórios de sustentabilidade em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Inovação: evento visa descomplicar o processo de emissão de relatórios de sustentabilidade em Chapecó

Objetivo do evento é explicar a importância do Relatório de Sustentabilidade nas empresas

Relatórios de Sustentabilidade visam dar transparência para as ações empresariais – Foto: Banco de Imagem Freepik

Os acontecimentos recentes relacionados a Amazônia nos leva a refletir sobre como convivemos com o nosso Planeta. Apesar de muitas empresas não compreenderem a abrangência da sustentabilidade, existem as que buscam reduzir os seus impactos negativos na sociedade e no meio ambiente e assim auxiliar no equilíbrio. É neste sentido, que algumas instituições emitem relatórios de sustentabilidade. Na quinta-feira (10), em Chapecó (SC) acontece o evento que busca explicar a importância do relatório de sustentabilidade para empresas do município.

O que é Relatório de Sustentabilidade?

O relato é uma forma de dar transparência para as ações econômicas, sociais e ambientais da organização. Porque afinal, sustentabilidade não está somente ligada às ações ambientais. É tornar público a importância desses eixos com relação aos impactos que as atividades da empresa exercem na sociedade como um todo e manter o compromisso com as gerações futuras.

Para você que possui uma empresa e se preocupa com a sustentabilidade do seu negócio, é necessário que se faça uma mudança organizacional.

 Como?

Definindo objetivos. Mais do que ter um rumo para seguir, é medir se o que está sendo feito, está gerando resultados. Uma das alternativas para este acompanhamento de metas é o Relatório.

Um importante instrumento de prestação de contas, o relato empresarial, normalmente tem periodicidade anual. Ele estabelece uma estrutura lógica para a aplicação de um programa de sustentabilidade que atenda às peculiaridades da empresa, como atividades, produtos e serviços. O Relatório pode ser desenvolvido por pequenas, médias e grandes empresas, entidades sem fins lucrativos e governos.

O modelo de referência mundial de Relatório de Sustentabilidade é o da Global Reporting Initiative – GRI – (em português, Iniciativa Global de Informação), que pode ser utilizado pelas organizações. Se a empresa preferir, pode estruturar o próprio projeto para a elaboração do relatório. A realização do relato é voluntária, exceto para empresas que possuem capital aberto.

Evento Descomplicando o Relatório de Sustentabilidade

Com objetivo de mostrar como é possível uma pequena empresa desenvolver o relatório de sustentabilidade, será realizado na próxima quinta-feira, o evento Descomplicando o Relatório de Sustentabilidade, na Acic, às 19h.

O evento contará com a presença de especialistas da área e apresentação do primeiro relatório emitido por uma inovadora ferramenta que auxiliará na elaboração de relatos através da gestão de indicadores de sustentabilidade.