Horário de verão termina neste final de semana - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Horário de verão termina neste final de semana

E você gosta das tardes prolongadas neste horário?

Há quem goste das longas tardes de verão, mas há também que prefira as tarde curtinhas. A questão é que no próximo sábado (16), o horário de verão irá chegar ao fim.

O horário de verão iniciou no dia 04 de novembro de 2018. Depois de uma série de confusões e trocas. Inicialmente, a mudança estava programada para o dia 16 de outubro, mas devido às eleições presidenciais o governo decidiu adiar para o início de novembro. No entanto, o Ministério da Educação havia feito um apelo para que mais um adiamento ocorresse.

O MEC pediu para que o início acontecesse no dia 18 de novembro, por conta da mudança acontecer no primeiro dia de provas do Enem. Inicialmente, o governo atendeu o pedido, mas dias depois voltou atrás e determinou o início para o dia 04.

Você sabe o porquê ele foi criado?

O objetivo principal é fazer com que a luz natural seja aproveitada ao máximo. No final da tarde é quando ocorre o maior consumo de energia do dia, quando as pessoas chegam em casa e ligam chuveiros, a TV e outros equipamentos, aumentando a demanda de energia. Com as tardes mais estendidas, as pessoas evitam ligar as lâmpadas cedo, por exemplo. Assim reduzindo o consumo de energia elétrica.

Ainda em 2018, nossa equipe fez uma pesquisa para saber qual era a preferência dos internautas. Confira:


Ao serem questionados sobre gostar ou não gostar do horário, 808 pessoas participaram e mais de 50% disseram gostar do horário. (Autor: ClicRDC)

Além de prolongar as tardes, o horário de verão traz consigo espetáculos do pôr-do-sol. A equipe do ClicRDC fez registros durante essa semana. Confira:


Então não esqueça, no dia 16 de fevereiro os relógios deverão ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado, a partir da meia-noite.