InícioGERALHemosc alerta para estoques de sangue em SC e reforça pedido de...

Hemosc alerta para estoques de sangue em SC e reforça pedido de doações

Tipos A negativo, A positivo e B negativo apresentam níveis reduzidos, enquanto O positivo e O negativo estão em alerta. Uma doação pode beneficiar pelo menos três pessoas

Foto: Hemosc

Dez minutos podem representar uma nova chance de vida para quem precisa de uma transfusão. Em Santa Catarina, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) reforça a importância da doação de sangue diante dos estoques reduzidos de alguns tipos sanguíneos.

Nesta quinta-feira (1º), o painel da instituição indicava níveis reduzidos para A negativo, A positivo e B negativo. Já os tipos O negativo e O positivo estavam em situação de alerta.

Os estoques de B positivo e AB positivo apareciam adequados, enquanto o AB negativo estava em situação estável.

- Continua após o anúncio -

Apesar da necessidade de reposição, o diretor técnico do Hemosc, Guilherme Genovez, esclareceu que não há risco de desabastecimento imediato.

Segundo ele, Santa Catarina coleta diariamente entre 450 e 550 bolsas de sangue, volume próximo da demanda da rede hospitalar. A manutenção desse fluxo depende da participação contínua dos doadores.

Por que o Hemosc está reforçando o pedido de doações?

O estoque de sangue precisa ser mantido em níveis seguros para atender hospitais de todas as regiões catarinenses. Cirurgias de grande porte, tratamentos contra o câncer, transplantes e acidentes graves podem exigir grandes quantidades de bolsas.

Em situações excepcionais, um único paciente pode necessitar de 40, 50 ou até 60 bolsas, conforme explicou Genovez.

O diretor técnico ressalta que a situação atual não representa falta imediata, mas a redução das doações pode comprometer o atendimento nas semanas seguintes.

Por que os tipos O negativo e O positivo exigem atenção?

Os tipos sanguíneos O negativo e O positivo têm grande importância na rotina hospitalar, especialmente em atendimentos de emergência.

O sangue O negativo pode ser utilizado em determinadas situações quando ainda não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente. Por isso, é utilizado em protocolos de atendimento a vítimas de traumas graves e pode integrar os estoques de serviços de urgência e transporte aeromédico.

A utilização depende da avaliação clínica e dos protocolos transfusionais.

Quantas pessoas podem ser beneficiadas por uma doação?

Uma única doação pode beneficiar pelo menos três pessoas. Isso acontece porque, após a coleta, o sangue passa por processamento e é separado em componentes, como concentrado de hemácias, plasma e plaquetas.

Cada componente pode atender pacientes com necessidades diferentes.

Em alguns casos, o concentrado de hemácias pode ser fracionado em volumes menores para atender recém-nascidos e crianças de baixo peso. Segundo o diretor técnico do Hemosc, uma bolsa pode chegar a beneficiar até dez pacientes em situações específicas.

Quem pode doar sangue em Santa Catarina?

De forma geral, o candidato precisa estar em boas condições de saúde, alimentado, descansado e pesar pelo menos 50 quilos.

Antes da coleta, todos passam por uma avaliação individual para verificar se a doação é segura tanto para quem doa quanto para quem recebe o sangue.

A triagem considera fatores como idade, histórico de saúde, uso de medicamentos e procedimentos recentes. Por isso, a aptidão é confirmada pela equipe do Hemosc.

Onde agendar a doação de sangue?

As doações podem ser realizadas nas unidades do Hemosc em Santa Catarina, mediante agendamento prévio.

O procedimento pode ser iniciado pelo portal oficial da instituição.

Doe sangue. Ajude a salvar vidas.

A coleta leva aproximadamente dez minutos e uma doação pode beneficiar pelo menos três pessoas.Agendar doação no Hemosc

O Hemosc é responsável pela coleta e distribuição de sangue para hospitais públicos, privados e filantrópicos de Santa Catarina. A instituição também realiza exames e acompanha pacientes com doenças hematológicas.

Como a reposição depende exclusivamente de doações voluntárias, a orientação é não esperar uma emergência para procurar uma unidade. A regularidade das doações ajuda a manter o atendimento de quem precisa de transfusão em todo o Estado.

Com informações da Agência Alesc. Texto original de Simone Sartori.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp