
Resgatar a cultura italiana aperfeiçoando-a e divulgando-a através da dança. Este é o principal objetivo do Grupo Cultural Italiano de Chapecó. Formado por jovens e adultos das comunidades locais de Colônia Cella e de outras comunidades de Chapecó, o grupo existe desde 2010. Além de divulgar a cultura italiana, o grupo tem o objetivo de encaminhar jovens das comunidades atendidas para um crescimento e desenvolvimento sócio-cultural com oportunidades de acesso e integrado através da dança, dando valor às raízes étnicas e culturais.
Segundo o presidente Rafael Zanoni, o grupo realiza pesquisa permanente sobre as raízes das danças, costumes, hábitos, diversidade e riqueza da cultura italiana radicada no Brasil. “A iniciativa agrega novos elementos e linguagens entre as culturas tradicionais e moderna, pois nosso grupo representando a cultura Italiana participando de vários eventos culturais onde ocorre a integração com grupos alemães, gaúchos e poloneses, grupos de danças contemporâneas, grupos de danças modernas, danças urbanas, danças indígenas, o que proporciona realmente grande troca e novas construções de uma identidade local”, explica.
Incentivo público
O grupo foi contemplado Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC nº 185917 – Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura. “O objetivo é continuarmos desenvolvendo nosso trabalho e divulgando nossa etnia, pois somos o único grupo de dança italiana do município de Chapecó”, argumenta Rafael.
Para isso, serão realizados ensaios e apresentações artísticas. O objetivo é ofertar instrução em forma de curso de dança italiana nos ensaios com os dançarinos do grupo e o fomento à produção cultural e artística, mediante realização de apresentações artísticas em Chapecó e municípios da região oeste de Santa Catarina.

O projeto original previa 10 apresentações em comunidades de Chapecó e em municípios de Santa Catarina para acontecer entre 2020, como a pandemia não permitiu esta circulação, e agora o grupo realiza 4 apresentações ao todo ainda este ano. O acesso aos ensaios e apresentações é gratuito. “Queremos resgatar a importância da cultura italiana especialmente através da dança étnica, das reuniões do grupo para conhecer o fundamento de cada coreografia, seu histórico, região de proveniência, valores que destacam a cultura original do povo colonizador desta região do país”, finaliza.
Apresentações confirmadas:
13/11 Pinhalzinho (já realizada)
28/11 Guaraciaba
04/12 São Carlos
18/12 Chapecó