sexta-feira, dezembro 13, 2024
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GEIV conclui inspeção do PAPI na cabeceira 29 do aeroporto de Chapecó

Novo sistema agiliza certificação e melhora a segurança das operações aéreas

Foto: Divulgação

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou recentemente a homologação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) na cabeceira 29 do aeroporto de Chapecó. A inspeção integra uma série de procedimentos implementados em 2024 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que visam acelerar o processo de certificação e melhorar a navegação aérea no país.

O papel do GEIV na segurança aérea

O GEIV é a unidade responsável por inspecionar e homologar auxílios visuais essenciais para a segurança das operações aéreas. Entre esses dispositivos, destaca-se o PAPI, que orienta pilotos durante a aproximação para pouso, garantindo um alinhamento preciso e seguro.

A cabeceira 29 do aeroporto de Chapecó foi uma das mais recentes a passar pela inspeção. A mesma atividade já foi realizada em aeroportos como o de Porto Alegre, demonstrando a continuidade e o alcance do programa de melhorias da infraestrutura aeronáutica nacional.

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Agilidade com novos procedimentos

A ANAC e o DECEA implementaram neste ano novos protocolos para a homologação de auxílios visuais, como o PAPI. A medida agiliza o processo, facilitando a comunicação entre operadores aeroportuários e a agência reguladora. Enquanto isso, o GEIV continua à frente das inspeções em voo, essenciais para certificar que os equipamentos funcionam com precisão.

Com os novos procedimentos, espera-se uma resposta mais rápida às demandas dos aeroportos, contribuindo para a melhoria na eficiência operacional e segurança do transporte aéreo.

Consulta sobre homologação

Para informações detalhadas sobre o processo de homologação do PAPI, é recomendável entrar em contato com a administração do aeroporto local ou acompanhar os comunicados oficiais emitidos pela ANAC e pelo DECEA. Esses órgãos são responsáveis por fornecer atualizações sobre os processos em andamento.

Com a conclusão de mais uma inspeção, a cabeceira 29 do aeroporto de Chapecó reforça seu compromisso com a modernização da infraestrutura aeroportuária e a segurança operacional, promovendo condições mais eficientes para o tráfego aéreo na região.

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