A partir do dia 08 de setembro a Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos (FEPESE) vai iniciar a Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino, que faz parte da Revisão e Atualização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Chapecó.
Como o plano anterior é de 2015 e nesses sete anos a frota de veículos chegou a próximo de 200 mil, a atual Administração Municipal verificou a necessidade de atualização e contratou a FEPESE para fazer o trabalho.
Durante um mês serão realizadas entrevistas com os moradores de cerca de dois mil domicílios de todos os bairros de Chapecó. Os moradores serão questionados sobre seus dados socioeconômicos e sobre as viagens realizadas no dia anterior.
De acordo com a engenheira civil Fernanda Beckauser Mallon, será fácil identificar os entrevistadores eles estarão devidamente trajados de boné, colete e crachá específico. Caso ainda tenha dúvidas sobre a identificação do entrevistador, é possível entrar em contato com o telefone fornecido nos crachás, referente à responsável técnica pela pesquisa.
“Os resultados dessa pesquisa fornecerão insumos de extrema importância para o conhecimento dos atuais padrões de deslocamento no município, de forma a planejar o futuro da mobilidade urbana em Chapecó de acordo com os desejos e comportamentos da população. Por isso, receba bem os pesquisadores, sua contribuição é de essencial para a melhoria das condições da mobilidade em Chapecó”, disse Fernanda, que é da FEPESE. O estudo custará R$ 554 mil e deve ser concluído até abril de 2023.