OUÇA AO VIVO

InícioGERALFalta de gás natural no Oeste de SC limita desenvolvimento industrial e...

Falta de gás natural no Oeste de SC limita desenvolvimento industrial e competitividade da região

Saiba mais;

O presidente da SCGás explicou que o projeto de expansão está estruturado em três ondas – Foto: MB ComunicaçãoFoto: MB Comunicação

A ausência de um sistema de abastecimento de gás natural no Oeste de Santa Catarina tem sido um obstáculo para o desenvolvimento industrial e econômico da região. Sem acesso a essa fonte de energia mais limpa e econômica, as indústrias locais enfrentam desafios de competitividade e custos mais altos para suas operações. A expansão do gás natural para o Oeste traria uma série de benefícios, como a redução de despesas energéticas, maior segurança no fornecimento e a possibilidade de atrair novos investimentos para fortalecer ainda mais o polo industrial.

Atento a essa demanda, o deputado estadual Zé Caramori (PSD) se reuniu com o presidente da SCGás, Otmar Muller, para discutir o andamento do projeto de expansão do abastecimento de gás natural para o Oeste catarinense. Durante o encontro, Caramori buscou esclarecimentos sobre os planos da companhia e enfatizou a importância do gás natural para alavancar o crescimento econômico da região.

Caramori afirmou ainda que continuará acompanhando de perto todos os desdobramentos do projeto e seguirá pressionando para que o gás natural chegue a Chapecó e demais municípios do Oeste – Foto: MB Comunicação

O presidente da SCGás explicou que o projeto de expansão está estruturado em três ondas: a primeira, já em andamento, abrange a região litorânea e será concluída até meados de outubro, com a chegada do gasoduto até Lages. Essa etapa de expansão ao Planalto Serrano demandou um investimento de R$ 275 milhões, e será um marco para as futuras fases. A segunda e a terceira ondas, que contemplam respectivamente o Meio-Oeste e o Oeste, ainda estão em fase de planejamento e sem previsão de execução.

- Continua após o anúncio -

Segundo Muller, o custo elevado para a construção de gasodutos até o Oeste e a demanda ainda limitada na região são entraves que dificultam a viabilização do projeto a curto prazo. Porém, a chegada do gasoduto ao Planalto Serrano representa um importante avanço, pois permitirá o transporte do gás por rodovias a partir de Lages, facilitando a expansão futura.

Caramori ressaltou que a implantação do gás natural no Oeste é crucial para o fortalecimento da indústria local. “Temos um polo industrial muito ativo no Oeste, que necessita de energia de qualidade para se desenvolver e competir em nível estadual e nacional. Trazer o gás natural para a nossa região não é apenas um desejo, mas uma necessidade para garantirmos o crescimento sustentável e a geração de empregos”, destacou o parlamentar.

O deputado afirmou ainda que continuará acompanhando de perto todos os desdobramentos do projeto e seguirá pressionando para que o gás natural chegue a Chapecó e demais municípios do Oeste. “Trazer o gás para o Oeste será um grande avanço e contribuirá com o desenvolvimento de toda a nossa região. Não vamos descansar até que isso se torne uma realidade”, concluiu Caramori.

Deputado estadual Zé Caramori (PSD) e presidente da SCGás, Otmar Muller – Foto: MB Comunicação
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp