OUÇA AO VIVO

InícioGERALEm reunião com a diretoria da Casan, Prefeitura de Chapecó cobra melhorias

Em reunião com a diretoria da Casan, Prefeitura de Chapecó cobra melhorias

Saiba mais detalhes da reunião:

Foto: Gilson Leite/PMC

Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, acompanhado de secretários, recebeu a diretoria da Casan, na Prefeitura. Na reunião, o prefeito cobrou da estatal, melhorias no abastecimento de água e o início das obras de captação de água no Rio Uruguai.

Segundo a diretoria da Casan, o projeto está pronto, mas depende de licenças ambientais. A estatal também argumentou que alguns problemas foram ocasionados por obras e se comprometeu a colocar uma empresa para acompanhar os trabalhos para evitar novos acidentes com a rede.

O prefeito destacou a necessidade de modernização da rede de abastecimento e mais investimentos em Chapecó.

- Continua após o anúncio -

No início de 2022, durante um período de estiagem e falta de água em Chapecó, a Casan assinou um Termo de Comprometimento com a Prefeitura, que resultaram em mais de R$ 50 milhões de investimentos.

Na época a estatal contratou emergencialmente caminhões pipa para distribuir água potável na cidade e também para buscar água bruta no rio Uruguai, para repor a captação na barragem Engenho Braun.

Também foram contratadas máquinas para abertura do canal e retirada de terra do reservatório. Após a chuva e recuperação do nível do reservatório, estas máquinas foram deslocadas para escavação do lago do Parque do Eldorado.

Outra medida cumprida foi a instalação de uma Estação de Tratamento em um açude na Água Amarela, com capacidade de 100 mil litros/hora, para complementar o abastecimento. Também foram perfurados quatro poços, nos bairros Efapi e Boa Vista, no Distrito Industrial e no Parque Edir de Marco (Medelin). 

Foi concluído um reservatório de 200 mil litros no bairro Paraíso e outro no Esplanada, com capacidade de dois milhões de litros.

Também está em andamento a dragagem do reservatório Engenho Braun, no Lajeado São José, que deverá retirar 300 mil metros cúbicos de lodo em dois anos e meio, ampliando a capacidade de reservação.

Na reunião desta quarta-feira estiveram presentes o Diretor presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva, o diretor operacional, Pedro Joel Horstmann, e o procurador chefe da estatal, Adriano Fuga Varela.

Os secretários municipais que acompanharam o prefeito foram Thiago Felipe Etges (Governo e Inovação em Serviços Públicos), Valmor Scolari (Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes), Luiz Paulo Carraro (Serviços Urbanos), Moacir Rohr (Fazenda) e Mauro Zandavalli (Desenvolvimento Rural).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se