
No mês de aniversário de Chapecó, agosto, a secretaria de Saúde fará seis mil cirurgias eletivas. O anúncio foi feito pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (16).
“São cirurgias ortopédicas, de catarata, hérnia de disco, entre outras, em parceria com os hospitais, que faremos gradativamente”, disse o prefeito. Segundo ele, alguns dos procedimentos estavam retidos desde o início da pandemia da Covid-19.
Na área econômica, o prefeito destacou que a cidade cresce próximo de 30% e vai passar de sexta para quarta economia de Santa Catarina. Só em ICMS o crescimento será de R$ 600 mil por mês, devido ao agronegócio, setor metalmecânico e de combustíveis, segundo o secretário da Fazenda, Moacir Rohr. Além disso três mil novas empresas foram criadas neste ano e, quatro mil novos empregos gerados.
O prefeito destacou a ação no enfrentamento da pandemia, como a abertura do Hospital de Campanha, ampliação de leitos no HRO, Ambulatório Verdão e Lockdown Inverso. Ele anunciou que, graças à melhora nos números, o município vai seguir o decreto estadual, que liberou horários de bares e restaurantes conforme alvará.
Outro destaque no município foi a construção civil, com licenças para construção que passaram de 285 mil metros quadrados no primeiro semestre do ano passado, para 804 mil metros quadrados no primeiro semestre deste ano. “Isso é um crescimento de 250%, o que mostra que o setor privado está acreditando nas ações da Administração e no desenvolvimento de Chapecó”, disse Rodrigues.
Obras na educação, como o Centro Multiuso do Esplanada e um Centro de Educação Infantil Mário Lanznaster – que será construído no bairro Efapi, com 800 vagas – foram anunciadas. A secretária Astrit Tozzo também definiu a data para retomada das aulas presenciais, a partir de 2 de agosto. Na área da infraestrutura foi inaugurada a nova usina de asfalto e, com a projeção de novos financiamentos, a meta é pavimentar 100% da área urbana.
Visita do governador
Na próxima quinta-feira (22), o governador Carlos Moisés da Silva estará em Chapecó para assinar convênios de mais obras, entre elas o Elevado da Bandeira e o novo Pavilhão do Parque de Exposições Tancredo Neves.