OUÇA AO VIVO

InícioGERALDia Nacional do Rádio: mais uma chance de celebrar seu centenário no...

Dia Nacional do Rádio: mais uma chance de celebrar seu centenário no Brasil

Conheça um pouco da história das rádios do Grupo Condá de Comunicação

Neste domingo (25), celebramos o Dia Nacional do Rádio. A data também marca o início da Semana Nacional do Rádio, que se estende até o próximo sábado (01 de outubro), onde haverão diversas ações por parte das associações de emissoras, em todo o país, para celebrar este meio que soube se reinventar e provou não perder sua majestade no momento em que completa 100 anos no Brasil.

Em Chapecó, rádio tem duas palavras: Grupo Condá. O conglomerado que é proprietário do ClicRDC possui três emissoras que, juntas, produzem mais de 200 horas de conteúdo próprio toda semana. Por isso, queremos lembrar brevemente a história das três estações.

Condá FM

A Rádiodifusão Índio Condá Ltda é o embrião do Grupo Condá de Comunicação. Suas transmissões iniciaram na noite de 09 de julho de 1976, e abriram a concorrência direta pela audiência do ouvinte em todo o Oeste Catarinense.

- Continua após o anúncio -

A emissora foi tomando corpo com o passar do tempo, e o slogan “A marca do jornalismo líder” começou a se consolidar ainda nos anos 1980. Na segunda metade dos anos 1990, a então Super Condá AM 610 conseguia consolidar sua liderança entre as emissoras de ondas médias na região, e abriu conexão via satélite com a Rádio Bandeirantes de São Paulo para que os acontecimentos do Oeste Catarinense sejam veiculados para todo o Brasil.

Em 2006, como marco dos seus 30 anos de história, a emissora começou a transmitir seu sinal pela internet. Em 2020, a emissora efetuou a migração obrigatória do AM para o FM, começando a ser sintonizada em 98.9 na frequência modulada.

Oeste Capital FM

A emissora que abriu a concorrência na frequência modulada começou suas transmissões em 03 de outubro de 1985. Inicialmente, a rádio se chamava Condá FM, e tinha afiliação direta com a Band FM de São Paulo. Depois, a emissora começou a encorpar, produzindo uma programação totalmente própria, e conquistando o público jovem.

Em 2003, se tornou a primeira emissora do Grupo Condá a ter um site na internet, e a primeira rádio de Chapecó em transmitir sua programação online. Na década de 2010, veio a grande transformação da 93.3: fortes investimentos em jornalismo e esporte fizeram da Oeste Capital uma rádio mais generalista, e conquistaram a região.

A Oeste Capital se tornou a primeira rádio FM do Oeste a transmitir partidas de futebol, e a primeira de Chapecó a ter um noticiário diário de longa duração. Atualmente, a 93.3 é líder geral de audiência no Oeste Catarinense.

Sonora FM

No dia 09 de setembro de 2013, iniciou suas transmissões a caçula do Grupo Condá. A Sonora FM 104.5 veio com uma proposta forte para o público jovem, o que permitiu as mudanças explicadas anteriormente na Oeste Capital.

Com o desafio de fazer uma programação 100% própria, com uma seleção musical qualificada e atualizada, a Sonora conquistou o respeito no mercado e a audiência de boa parte do público entre 18 e 35 anos em Chapecó e nas cidades vizinhas.

Nos últimos anos, a emissora também veio investindo em jornalismo e esporte, transmitindo jogos da Chapecoense e entregando boletins noticiosos durante a programação. Rumo as comemorações dos seus 10 anos em 2023, a rádio se prepara para grandes mudanças, que prometer chamar a atenção dos ouvintes.

A Família Lang

A criação dessa força de som em Chapecó, e de boa parte da concorrência no meio rádio, se deve a família Lang. Primeiramente por seu patriarca, o Dr. Alfredo Lang, que teve participação direta nas licitações para as concessões de não apenas as três emissoras de rádio da família, mas também das duas emissoras de televisão da capital do Oeste (NSC TV e NDTV), ajudando na articulação política para o fortalecimento das comunicações em Chapecó.

Na sequência, vem as filhas Raquel Lang e Luciana Lang, que escolheram seguir na administração e produção do meio rádio. Raquel gerencia a Condá FM, e Luciana comanda a Oeste Capital FM. O marido de Luciana, Dr. Alex Passos, faz a gerência da Sonora FM.

A necessidade do rádio

O meio rádio se mostra fundamental nos momentos mais difíceis, tensos e importantes das nossas vidas. Um exemplo claro disso é o período eleitoral. Nesta segunda-feira (26), o Grupo Condá retoma o pool de 13 emissoras que formou para O Grande Debate do Oeste entre os candidatos ao Governo de Santa Catarina. Agora, a missão é fazer esse mesmo debate com os candidatos ao Senado.

Outros momentos, como coberturas especiais, tragédias e eventos esportivos, têm no rádio uma excelente plataforma. A maneira instantânea com que a informação é passada, após seu devido processo de apuração, garante ao meio os maiores índices de credibilidade entre a população quando o assunto é se informar.

Por estes e tantos outros motivos que, hoje e sempre, celebramos o rádio. É o pão de cada dia para muita gente que tem como dom comunicar, e fazer do seu dia um tempo de maior qualidade, emoção e felicidade. Clássico de verdade sabe se reinventar, e nós somos assim.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se