
Nesta terça-feira (04), é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data foi criada pelo citologista alemão Heinrich Zimmermann. Ele organizou o primeiro Dia Mundial dos Animais em 24 de março de 1925, no Sport Palace em Berlim, Alemanha.
O evento foi originalmente agendado para 04 de outubro, em consonância com a festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, porém o local não estava disponível naquele dia. O evento foi transferido para esta data pela primeira vez em 1929.
Inicialmente, Zimmermann encontrou seguidores apenas na Alemanha, Áustria, Suíça e Tchecoslováquia. Todos os anos, ele trabalhou incansavelmente na promoção do Dia Mundial dos Animais.
Finalmente, em maio de 1931, no Congresso Internacional de Proteção Animal em Florença, Itália, sua proposta de tornar universal o Dia Mundial dos Animais de 04 de outubro foi unanimemente aceita e adotada como resolução.
Em Chapecó, a data foi lembrada pela coordenadora do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA), Ana Batista Triantafyllou: “Esta é uma data muito importante para a defesa dos animais, já que funciona como um alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente. O NAPA vem desenvolvendo desde sua criação um trabalho, juntamente com a população, de orientações e conscientização sobre a importância de adotar um animalzinho”.