OUÇA AO VIVO

InícioGERALDia Mundial da Água: Saiba como está a qualidade da água em...

Dia Mundial da Água: Saiba como está a qualidade da água em Chapecó

Saiba mais

Imagem: Arquivo ClicRDC

Há 30 anos, no dia 22 de março, era oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Em Chapecó, a Secretaria de Infraestrutura Urbana, atua cotidianamente nas ações com a Casan, para trazer uma qualidade e infraestrutura de água melhor para a População, como explica o Secretário Luiz Paulo Carraro. 

“ Nós, quanto secretaria que detemos e cuidamos do contrato da Casan, além das ações e compromissos firmados com o nosso Prefeito João Rodrigues e Casan, deles fazerem os três poços artesianos. Três reservatórios de água que o reservatório é um  poço no Paraíso, outro no Esplanada e outro lá na região da Efapi, dois já estão concluído e o da Efapi está em fase de conclusão”, conclui, 

Conforme a Bióloga, Karling Fernanda Schuster, hoje a água no município de Chapecó, está boa para o consumo devido, todo o controle realizado até chegar nas residências, “ Em relação à qualidade da água, temos que informar que todas as águas consumida pela população catarinense, independente do município, que seja da concessionária Casan, ela passa por um controle de qualidade, um controle feito tanto dentro da estação, durante a clarificação, a purificação da água, mas também depois quando a água é distribuída para população. Nós temos todo um protocolo de coleta e amostragem e análise dessas de amostras que estão espalhadas pela cidade. Então que são avaliadas para ver se a água está dentro dos valores permitidos pela portaria do Ministério da Saúde, esses dados eles vão impressos na fatura da água do consumidor, então ele pode conferir esses dados se a água está adequada ou não eh no verso da fatura, então esses dados estão ali”, ressaltou. 

- Continua após o anúncio -

Karling, explica ainda sobre como o município está em relação ao abastecimento da aguá. “Neste momento Chapecó possui dois balanceais para abastecimento publico, o principal deles é o Lageado São José, e o segundo quando temos problemas de estiagem, ou o mesmo a diminuição da vazão de água, a gente acaba usando o manancial de água do Rio Tigre que fica em Guatambu, porém, devido às chuvas frequentes nós estamos em uma situação bem confortável, em questão a quantidade de água no município, tratadas para toda a população, enquanto a isso não podemos nos preocupar até este momento” Conclui. 

SITUAÇÃO NO ESTADO

Segundo o último levantamento do Sistema de informações de Recursos Hídricos de Santa Catarina (SIRHSC), mostra que 207 municípios catarinenses (70%) possuem um índice de 0% de coleta de esgoto, o que indica que boa parte dos municípios não possuem condições de investimento em rede coletora. A solução adotada costuma ser a fossa, que nem sempre é regularizada, gerando poluição, problemas ambientais e impactos na saúde pública.

Outro ponto ainda deficitário é o abastecimento de água. Principalmente em cidades pequenas e em locais de difícil acesso, o serviço ainda é precário. Em alguns municípios, penas 15% da população tem acesso à água potável.

E você o que está fazendo para termos uma boa qualidade de água? 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se