terça-feira, setembro 16, 2025
InícioGERALDia de Finados: Chapecoense vão aos cemitérios prestar homenagem

Dia de Finados: Chapecoense vão aos cemitérios prestar homenagem

Confira em fotos e vídeos a movimentação nos dois principais cemitérios de Chapecó

Cemitério Ecumênico João Paulo II Foto: Karina Ogliari

A equipe de reportagem do ClicRDC, passou pelos dois principais cemitérios de Chapecó, na manhã desta quarta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados.  O feriado de Finados é celebrado no Brasil e em alguns países. A data remete ao luto, à saudade e a homenagens aos mortos, também trazendo variados aspectos religiosos e culturais que são aplicados em diversas partes do mundo.

No cemitério Parque Jardim do Éden, localizado na Avenida Irineu Bornhausen, Bairro Campestre e no Cemitério Ecumênico João Paulo II,  na Rua Achiles Tomazeli, Bairro Jardim Itália, ambos em Chapecó, pessoas vão chegando aos poucos para prestar homenagem aos seus entes queridos.

Cemitério Parque Jardim do Éden, Foto: Karina Ogliari

 

- Continua após o anúncio -
Cemitério Ecumênico João Paulo II Foto: Karina Ogliari

Finados: o que significa?

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu. No Brasil o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério ou em templos religiosos.

Em outros países, há outros costumes. No México, por exemplo, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram 3 dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles. De forma geral, os mexicanos acreditam que as almas dos que já se foram visitam seus parentes nesta data e é costume também ter altares decorados dentro de casa. Eles os enfeitam com flores, caveiras de papel machê, retratos das pessoas mortas e pequenas oferendas.

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século X e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação. Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século II, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristão que rezavam por seu falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.

Aos poucos, então, a Igreja foi aderindo ao costume e no século V já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas. Mas, a escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século XIII. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp