A partir da próxima segunda-feira, 4 de dezembro, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) implementará um novo horário de atendimento ao público em 24 de suas unidades, passando a operar ininterruptamente das 10h às 16h. A mudança tem origem na recente licitação para contratação de funcionários, iniciada em 2021 e concluída este ano, que estipula contratos de seis horas para terceirizados.
A modificação no horário de atendimento externo será específica para as 24 Ciretrans e Citrans que, atualmente, têm expediente estendido, cobrindo períodos matutino e vespertino. Nas demais unidades, onde o atendimento ocorre em apenas um turno, como das 12h às 18h ou das 13h às 19h, não haverá alterações por ora.
Funcionários terceirizados, como servidores, policiais civis, CETISP, policiais militares e cedidos por prefeituras, que mantêm uma carga horária superior a 6 horas, continuarão a exercer suas funções administrativas sem atendimento direto ao público.
A padronização do horário em todas as unidades do Detran no estado segue as novas diretrizes da atual gestão, que busca aprimorar o atendimento às necessidades dos cidadãos catarinenses. A medida visa também atender a uma demanda expressiva de reclamações relacionadas à ausência de atendimento presencial em determinados turnos.
A lista das Ciretrans e Citrans que passarão a operar no novo horário, das 10h às 16h a partir da próxima segunda-feira, inclui:
- Araranguá
- Anita Garibaldi
- Blumenau
- Araquari
- Brusque
- Biguaçu
- Curitibanos
- Bom Retiro
- Canoinhas
- Garuva
- Concórdia
- Gaspar
- Florianópolis
- Ibirama
- Içara
- Lauro Muller
- Jaraguá do Sul
- São Francisco do Sul
- Joinville
- Sombrio
- Palhoça
- São Joaquim
- São José
- Urussanga