

⚡ Em Resumo:
- O que é: Um desmoronamento atingiu uma central de gás e provocou vazamento de GLP em Chapecó. A área foi isolada e moradores precisaram deixar os imóveis.
- Números principais: Dois botijões P90, com capacidade de 90 kg cada, sofreram vazamento. A ocorrência foi registrada às 12h04 desta quinta-feira (2).
- Onde: Rua Sete de Setembro, bairro Presidente Médici, em Chapecó.
- Quem afeta: Moradores da região, estabelecimentos vizinhos e equipes de emergência que atuaram na ocorrência.
Um desmoronamento de terra provocou o colapso de uma central de gás e mobilizou equipes do 6º Batalhão de Bombeiros Militar na tarde desta quinta-feira (2), em Chapecó. A ocorrência foi registrada por volta das 12h04, na Rua Sete de Setembro, no bairro Presidente Médici.
As equipes das viaturas ABTR-230 e ASU-499 foram acionadas para atender um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) após a estrutura onde estavam instalados os cilindros ser atingida pelo desmoronamento.
Vazamento ocorreu em dois botijões de grande porte
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a central era composta por dois botijões do tipo P90, cada um com capacidade para 90 quilos de GLP.
Quando as equipes chegaram ao local, foi constatado vazamento nos dois recipientes. Devido ao desnível acentuado do terreno do imóvel vizinho, o gás não se dispersou completamente na atmosfera e acabou se acumulando na parte mais baixa da área, formando uma nuvem de vapor e aumentando o risco de explosão.
Área foi evacuada por segurança
Ainda durante o acionamento da ocorrência, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COBOM) determinou a evacuação preventiva dos moradores e usuários das edificações próximas.
As equipes também realizaram o isolamento da área e trabalharam no controle do vazamento para eliminar os riscos.
Defesa Civil, Guarda Municipal e companhia de energia foram acionadas
Além do Corpo de Bombeiros Militar, a ocorrência contou com o apoio da Guarda Municipal de Chapecó, que auxiliou no bloqueio das vias próximas, da Defesa Civil de Chapecó, responsável pela avaliação das condições do terreno, e da companhia de energia elétrica, acionada devido aos danos registrados na entrada de energia da edificação.
Apesar do risco provocado pelo vazamento de gás, ninguém ficou ferido. As causas do desmoronamento deverão ser avaliadas pelos órgãos competentes.







