A Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) promoveu nesta quarta-feira (19), em Chapecó (SC), o primeiro Encontro Regional dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico. A reunião, em modelo híbrido (presencial, com transmissão ao vivo pela internet), aconteceu no Centro de Inovação Chapecó@. A agenda faz parte das ações planejadas pela Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da Federação, criada em março com o objetivo de discutir e apresentar um programa emergencial de combate aos efeitos econômicos da pandemia.
“O objetivo do encontro é aproximar a Câmara dos secretários municipais, levantar as demandas e fazer os encaminhamentos para os órgãos competentes, autoridades e instituições. Já temos algumas demandas mapeadas, como a duplicação da BR-282, recuperação das rodovias estaduais, socorro aos produtores afetados pela estiagem, cisternas de armazenamento de água e rede trifásica no interior”, disse o gestor da 8ª Macrorregião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da Fecam e diretor de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Nadir Cervelin.
A expectativa é de que participem aproximadamente 70 Secretários Municipais das Associações AMERIOS, AMEOSC, AMNOROESTE, AMAI e AMOSC.
“A troca de boas práticas é um dos pontos centrais na dinâmica das Câmaras Técnicas da FECAM. Esse encontro em Chapecó é uma oportunidade única para construirmos de forma conjunta propostas para a retomada econômica, tão necessária no momento em que vivemos”, destaca Rodrigo Fachini, Coordenador e Criador das Câmaras Técnicas da FECAM.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, Marcelo Fett, destaca como principal objetivo do encontro “a construção de um grande programa de desenvolvimento econômico, a partir dos municípios catarinenses”. Fett assumiu a presidência da Câmara em março, quando apresentou o programa Supera SC, em evento organizado pelo presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari).