OUÇA AO VIVO

InícioGERALDeputado cobra aumento do efetivo policial em Chapecó

Deputado cobra aumento do efetivo policial em Chapecó

Parlamentar citou que o município tem a menor proporção de PMs em relação à quantidade de habitantes no Estado

Foto: Distribuição

O deputado estadual Cleiton Fossá (MDB) apresentou uma indicação, ao governo do Estado e à Secretaria de Estado da Segurança Pública, para que empreguem todos os esforços necessários e as providências pertinentes para garantir o aumento do efetivo policial em Chapecó. “Faz-se necessário aumentar o número do efetivo policial de Chapecó, que possui defasagem histórica, de modo proporcional para que possa seguir o crescimento populacional do município”, disse.

De acordo com Fossá, atualmente há 187 policiais militares (PMs) em atividade no 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que fica localizado no município de Chapecó, e que nos 18 municípios da circunscrição do campo de atuação policial, são 305 militares, totalizando 492 PMs efetivos. Conforme o último Censo, de 2022, a população estimada de Chapecó é de 254 mil habitantes. O deputado apresentou dados sobre defasagem do efetivo frente outros municípios no Oeste.

O parlamentar mencionou que, segundo os dados de 2023, Concórdia contava com 80 policiais militares para 81 mil habitantes e Xanxerê tinha 48 policiais militares para 51 mil habitantes; já Chapecó, como citado, 187 policiais militares para 254 mil habitantes. Em comparação, no ano passado, Chapecó teve 27.501 ocorrências; Concórdia, 7.276; e Xanxerê, 5.069. “Chapecó tem, em SC, a menor proporção de PMs em relação à quantidade de moradores”, comentou Fossá.

- Continua após o anúncio -

“Os serviços de PM englobam importantes atividades e há um inconteste reconhecimento do fundamental trabalho, árduo e incansável das forças de segurança pública. Mas não obstante, acreditamos que atualmente os 492 policiais militares que atuam na região de abrangência do 2º BPM são insuficientes para que as forças públicas continuem alcançando o êxito no quesito policiamento ostensivo e preventivo, relevantes atividades da segurança pública”, disse Fossá.

O deputado ressaltou que diante dos números apresentados de PMs e também considerando a relevância de Chapecó, conhecida como celeiro de Santa Catarina pela expressiva produção no setor agroindustrial, a reivindicação é legítima. “Nosso pedido de aumento do contingente de policiais, assim como na mesma proporção, aumento da estrutura com relação ao número de equipamento e de viaturas para o Batalhão de Polícia Militar é necessária”, finalizou Fossá.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se