sexta-feira, julho 18, 2025
InícioGERALDécio Lima afirma que Santa Catarina é terra do MEI durante balanço...

Décio Lima afirma que Santa Catarina é terra do MEI durante balanço de três anos à frente do Sebrae Nacional

Presidente destaca o papel do empreendedorismo na cultura do povo brasileiro e a consolidação das políticas de crédito para os pequenos negócios

Foto: Divulgação

O presidente do Sebrae, Décio Lima, fez hoje uma avaliação dos três anos de sua gestão à frente da instituição. Décio Lima afirmou que Santa Catarina é terra do Microempreendedor Individual (MEI). Segundo ele, o empreendedorismo está definitivamente consolidado na cultura dos brasileiros e o Sebrae tem atuado para apoiar os donos de pequenos negócios para que eles continuem gerando emprego e renda para o país.

Citando pesquisas do Sebrae, Décio ressaltou que atualmente 60% dos brasileiros desejam empreender, o que faz da vontade de ter a própria empresa um dos maiores sonhos da população. “Para se ter uma ideia, o Brasil criou, em 2024, mais de 4 milhões de novas micro e pequenas empresas, e esse setor foi responsável por 1,3 milhão de postos de trabalho”, destacou. “Nós estamos fazendo uma política de inclusão por meio do empreendedorismo. Hoje, 99% dos empregos formais criados pelos pequenos negócios são ocupados por pessoas originárias do Bolsa Família, que saíram do Cadastro Único”, acrescentou.

Ainda de acordo com o presidente do Sebrae, a instituição tem trabalhado para apoiar os empreendedores em uma economia que não foi feita pensando nos pequenos, mas na acumulação de capital.

- Continua após o anúncio -

“Nós apresentamos, nesse período, uma grande política de inclusão, principalmente no crédito. Nesse setor da micro e pequena empresa, que representam 95% dos negócios brasileiros, 88% não tinham acesso ao crédito”, comentou. “Eu instituí uma política de crédito. Saímos de R$ 1 bilhão por ano e vamos chegar a R$ 12 bilhões este ano. Um crédito assistido para o empreendedor ter longevidade no seu negócio e principalmente para ele fazer escala”, concluiu.

Ao se referir às novas tecnologias, Décio ressaltou o papel estratégico do estado de Santa Catarina, apelidado do “Vale do Silício brasileiro”. “Estamos falando de um conceito para o qual não há volta. O mundo tem que estar inserido dentro da visão da tecnologia, das big techs. Hoje, qualquer pessoa, em qualquer cantinho de Santa Catarina, está comprando lá do outro lado do mundo. E nós temos que colocar a riqueza do Brasil nesse processo de globalização econômica e da inclusão digital”, destacou. “Nós já alcançamos, neste momento, 76% da pequena economia inclusa no mundo digital.”

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp