Foto: Diego Antunes/ClicRDC Foto: Diego Antunes/ClicRDC Foto: Diego Antunes/ClicRDC Foto: Diego Antunes/ClicRDC
Na tarde desta quarta-feira (16), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou uma nova medida para aumentar o abastecimento de água em Chapecó. Conforme Arthur Seemann Vieira, engenheiro eletricista da Casan, uma nova bomba será instalada no município para aumentar a vazão do Lajeado Tigre, que hoje mantém 75% do abastecimento de Chapecó (confira a entrevista no fim da matéria). A expectativa da companhia é que a primeira carga de água saia do rio Uruguai por volta das 18h30.
As equipes da Casan trabalham no local e abriram um tanque de 300 m³ para armazenar a água trazida pelos caminhões do rio Uruguai. Arthur explicou que o local é um tanque de recepção, para que a água seja levada até o poço de sucção das bombas.
“Fizemos um cálculo e foi feito um tanque pelo nosso pessoal, com a retroescavadeira, em torno de 300 metros cúbicos, mas não é um tanque de armazenamento, é só um tanque de recepção, para podermos esgotar quantos caminhões forem possível e daqui a gente recalca até a bomba instalada e depois até o nosso poço de sucção das bombas”, explicou Arthur.
Limpeza do Lajeado São José
Conforme Arthur, a limpeza do Lajeado não é um trabalho simples, devido a dragagem do lodo. A estimativa inicial para o início dessa dragagem é de seis a sete meses a contar desta quarta-feira.
“Assinando o contrato, existe um projeto executivo que a empresa tem que nos fornecer, tem toda uma estrutura que precisa ser construída, não é um trabalho simples essa dragagem. Às vezes a pessoa pode ouvir e achar que é simplesmente botar uma bomba e puxar o lodo do fundo, não! Tem que ser feita uma barreira de contenção, tem toda a parte de desaguamento do lodo. Toda essa estrutura vai ser construída e depois disso é iniciado o serviço de dragagem. Eu imagino, estimo, não vou dar uma precisão, mas uma estimativa é de seis a sete meses, contando de agora pro início dessa dragagem, uma estimativa, reforçando”, detalhou Arthur.
Lajeado Tigre
Além de trazer água do rio Uruguai, a Casan também anunciou uma nova medida para conter a falta de água no município. Segundo Arthur, no fim da tarde desta quarta-feira, uma nova bomba deve ser instalada em Chapecó, para aumentar a vazão do Lajeado Tigre, que hoje mantém aproximadamente 75% do abastecimento de Chapecó.
“O Lajeado Tigre, hoje, está mantendo praticamente 75% do abastecimento de Chapecó. Hoje deve chegar outra bomba, perto do final do dia e vamos fazer a instalação dessa outra bomba para aumentar um pouco mais a vazão recalcada lá do Lajeado Tigre”, informou Arthur.