
Em Chapecó, uma assembleia realizada no último sábado (03) criou o Conselho Regional de Capelania do Oeste Catarinense. Kassima Michelon, presidente da diretoria regional do Conselho Federal de Capelania (Confecap), fez o curso para se tornar capelã em 2017 na cidade de Joinville, e a partir de então começou o trabalho em diversas instituições do município. No último fim de semana, esse serviço começou uma nova etapa na região.
Em março de 2021, o presidente nacional do Confecap, capelão Washington Luís, veio até Chapecó e deu posse a Kassima como presidente regional e, a partir de então, começou então a perceber a importância de estar atuando em outros locais de internação coletiva, além dos hospitais, que é onde de forma mais popular se tem acesso ao serviço de capelania.
Kassima fala sobre o prazer em exercer a capelania: “A partir da minha posse, eu comecei a colocar em prática todo o meu sonho, esse propósito que é de, sim, fazer esse trabalho com pessoas em situação vulnerável, inclusive encarcerados e de internação coletiva. Então, eu precisei também fazer algumas renúncias. Eu estava à frente de um programa de TV evangélico (em canal fechado), e devido então a esse outro projeto, não hesitei e fiz essa troca”.
Hoje, a Confecap chega a seis locais de atuação em Chapecó: o Hospital da Criança, o Hospital Unimed, o Presídio Feminino, o Presídio Regional, o CASE e o Centro de Internação Feminino. Uma reunião deve consolidar a entrada de capelães no Hospital Regional do Oeste ainda nesta semana, conforme espera Michelon.
Desde 2021, Kassima é presidente da diretoria regional do Confecap em Chapecó: “Formei novas autoridades em capelania, e a partir de então, eu percebi a necessidade da formação de um conselho regional, com lideranças de atuação também. Então, no último sábado, esses líderes foram escolhidos, já que nós estamos dando o próximo passo, que é realmente um conselho regional”. A instituição possui capelães em Xanxerê, Xaxim, e São Carlos, e busca conseguir formar capelães em Concórdia.