OUÇA AO VIVO

InícioGERALCongresso reúne profissionais de TI do Judiciário para atualização de conhecimentos no...

Congresso reúne profissionais de TI do Judiciário para atualização de conhecimentos no Oeste de SC

Imagem/reprodução TJSC

A Associação dos Profissionais de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário de Santa Catarina reuniu especialistas, servidores, autoridades do Tribunal de Justiça e da administração pública local para o 2º Congresso Estadual da Atijusc.

O evento aconteceu em Piratuba, no Oeste, de 7 a 10 de dezembro, e oportunizou troca de ideias e experiências, além de contato com inovações tecnológicas, oficinas e discussões sobre questões pertinentes à categoria. O presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira, prestigiou os trabalhos. 

A Atijusc está em atividade há um ano e meio e comemora o sucesso da segunda edição do congresso que, além de integrar os profissionais presencialmente, busca atualização para melhora na prestação do serviço judiciário à comunidade.

- Continua após o anúncio -

Trouxemos especialistas, pesquisadores e empresas para apresentar o que há de mais novo no segmento tecnológico, no intuito de manter o profissional de TI do judiciário catarinense alinhado com as inovações e capacitado para a melhor utilização das ferramentas em operação na instituição, oferecendo respostas mais rápidas às necessidades diárias dos servidores e magistrados. Tudo isso reflete no melhor atendimento ao jurisdicionado”, comenta o presidente da entidade, Giovanni Moresco.

A solenidade de abertura, na quinta-feira, contou com a palestra “Oportunidades”, com Dalmir Sant’Anna, aberta aos familiares que acompanhavam os participantes e à população local. Na sexta-feira, Dia da Justiça, foram abordados “Recursos Avançados do Microsoft Teams”, com Nemo de Souza (TJSC-DTI); “Competências comportamentais em TI”, Antônio Joaquim da Silva (Consultor); “Desvendando o ChatGPT”, Gustavo Pacher (HMP Advocacia); e “Inteligência Artificial: Estamos seguros com ela?”, Paulo Roberto Córdova (IFSC).

No sábado, os assuntos foram “Segurança e privacidade na internet”, com os policiais civis Rudy Souza Lisboa (TJSC-NIS) e Naelton Souza Damacena (TJSC-NIS); “Positivo Tecnologia – O tempo nos faz melhor”, Rafael Leandro dos Santos (Positivo Tecnologia); e “Saúde mental e gerenciamento das emoções”, com a psicóloga Jordana Roberta Acordi de Franceschi de Oliveira (SESI).

A programação encerrou com a assembleia geral da categoria. Dentre as definições, estão a aprovação do advogado Arleny José Bellotto, responsável pela fundação da associação, para se tornar sócio benemérito; a aprovação de Jaraguá do Sul como local do 3º Congresso, em 2024; e a definição de diretrizes para reestruturação do suporte de TI e organização para o atendimento de demandas em todas as comarcas do Estado, dando continuidade ao encontro realizado com o diretor-geral administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, sobre o assunto, na manhã do dia 8.

A ideia de realizar o congresso surgiu quatro meses após o início das atividades da Associação. Estamos muito felizes em concretizar a segunda edição. Ter a honra de receber o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Altamiro de Oliveira, e o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, mostra o reconhecimento da instituição e que estamos no caminho certo”, avaliou Moresco.

O presidente do TJSC reconheceu a dedicação dos profissionais de TI e ressaltou a satisfação de participar do evento. “O TJSC tem servidores muito qualificados e competentes. Por isso somos reconhecidos como um Tribunal de excelência, pela capacidade dos profissionais de informática, que estão sempre buscando inovação para auxiliar magistrados e servidores na realização do trabalho e julgamentos, seja com melhores sistemas, equipamentos ou mesmo com a aplicação de inteligência artificial. São servidores valorosos que muito contribuem para que o TJSC tenha bom nome em nível nacional”, registrou Altamiro de Oliveira.

Solidariedade

Ações sociais em benefício da comunidade onde o evento acontece se tornaram parte da programação paralela do congresso. Em Piratuba, a Atijusc liberou para o público local o acesso às exposições do congresso e às palestras programadas para o evento, compartilhando o conhecimento levado pela associação à região. A aproximação com o Poder Público municipal possibilitou, também, a identificação da necessidade de equipamentos nas escolas públicas. Segundo o presidente da Atijusc, será providenciada parceria com o TJSC para repasse de computadores e acessórios.

Em outra inciativa, a servidora da comarca de Lages e diretora social da Associação, Angelita Aparecida Barroso, produziu naninhas para a creche de Piratuba. A entrega das famosas almofadas acontecerá em etapas, sendo que algumas ficarão na unidade escolar e outras irão para casa com as crianças. 

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC)

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se