domingo, janeiro 19, 2025
InícioGERALComeçam preparativos para instalação da Vara de Garantias na comarca de Chapecó 

Começam preparativos para instalação da Vara de Garantias na comarca de Chapecó 


Adaptações físicas em andamento   

As adaptações físicas no fórum da comarca de Chapecó, para acomodar a Vara Regional de Garantias, iniciaram na metade de julho. Foram necessárias realocações de unidades e equipes, além de obras de adequação na sala que vai abrigar a nova Vara. A previsão é de que tudo esteja pronto até o final de agosto, mas ainda não há data definida para instalação da unidade, o que deve acontecer neste ano.

O cartório e assessoria da Vara Regional de Garantias, também conhecida como VRG, funcionará no segundo andar, onde antes estava a Distribuição que, por sua vez, já  atua no terceiro andar. A sala precisou ser dividida de maneira distinta e, consequentemente, as paredes necessitarão nova pintura. Os climatizadores receberão manutenção. Gabinete do magistrado e sala de audiências ficarão  dispostos no quinto andar. Seis novos servidores foram convocados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a partir de concurso vigente.

“Pretendemos disponibilizar o espaço para a instalação da Vara Regional de Garantias com a maior brevidade possível, pois a nova unidade contribuirá para aliviar a demanda das varas criminais da comarca, que estão bastante sobrecarregadas. A instalação contribuirá também com as demais comarcas próximas que serão beneficiadas pela competência regionalizada para procedimentos investigativos e medidas cautelares, além de audiências de custódia”, ressaltou o diretor do foro da comarca de Chapecó, juiz Jeferson Osvaldo Vieira.

- Continua após o anúncio -

Vara de Garantias

O juiz de garantias controla a legalidade dos procedimentos de investigação ao zelar pelos direitos individuais dos investigados. Sua competência perdura por toda a fase do inquérito policial, apreciando inquéritos policiais, procedimentos investigatórios, notícias-crime, representações criminais, medidas cautelares e assecuratórias, pedidos de prisão, de liberdade e de quebra de sigilo de dados e telefônico, a produção antecipada de provas, as exceções e os incidentes formulados em investigação criminal.

Também lhe cabe processar e julgar os habeas corpus e os mandados de segurança, além de realizar audiências de custódia e outros procedimentos previstos na normativa até o oferecimento (ou não) da denúncia, cuja análise passa a ser da competência do juiz de instrução, em uma Vara Criminal. No entanto, o juiz das garantias não atuará nos casos de competência do Tribunal do Júri e de violência doméstica. 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp