Na tarde da última segunda-feira (05/08), tivemos uma conquista extremamente importante para o nosso GAPEM. Comemorando e vivenciando nosso Agosto Laranja de maneira intensa, houve a aprovação da Lei Municipal 128/2024, que inclui os pacientes de esclerose múltipla como pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Além disso, a lei concede a este público prioridade nos atendimentos hospitalares, nos tratamentos necessários à manutenção da saúde dos pacientes, e apoio ao grupo.
Diante das muitas batalhas enfrentadas diariamente por nós, pacientes, seja com dificuldades no atendimento hospitalar ou nos tratamentos, com o preconceito ou a falta de conscientização, esta vitória nos abre novos horizontes de conquistas pelos nossos direitos. Permitirá que possamos levar informação à sociedade em geral e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes que são acometidos pela doença.
A esclerose múltipla é uma doença crônica autoimune que gera confusão entre células saudáveis e células invasoras, fazendo com que o corpo se autoataque, causando lesões no sistema nervoso. Isso ocorre através da degradação da bainha de mielina (gordura/proteção que envolve o sistema nervoso), gerando falhas nos impulsos nervosos que deveriam ser transmitidos sem problemas. Assim, os impulsos se dispersam, prejudicando o controle sobre os movimentos, causando dificuldade na visão, perda de força, fadiga, perda de equilíbrio, entre outros sintomas.
Estima-se que cerca de 2,8 milhões de pessoas no mundo são acometidas por essa patologia, mas ainda temos um longo percurso nesta batalha pelos direitos dos pacientes com esclerose múltipla. Este é apenas o início de uma jornada com inúmeras conquistas!
Nosso agradecimento especial ao vereador Fernando Cordeiro, que nos apoiou e levou o pedido até a Câmara de Vereadores, fazendo com que tal projeto saísse do papel e se tornasse realidade, melhorando e prestando suporte à qualidade de vida dos pacientes com esclerose múltipla.
Fonte: Grupo de Apoio às Pessoas com Esclerose Múltipla da Região Oeste de SC