No início da tarde desta quinta-feira (09), as filas de veículos nos postos de combustíveis em Chapecó seguiam longas em vários pontos da cidade. Após os bloqueios e manifestações de caminhoneiros nas rodovias estaduais e federais de Santa Catarina, e da possibilidade do produto faltar, a população correu para garantir o abastecimento. As filas ocorrem desde o fim da tarde de quarta-feira (08).
Em conversa com o presidente do Sindipostos de Chapecó, Zamir Galli, “muitos caminhões estão parados. Se até amanhã, sexta-feira (10), esses caminhões não chegarem à Chapecó, no sábado poderá faltar combustível”. Porém, ele ressalta que até o momento não há desabastecimento e que muitos postos tem bastante gasolina em estoque.
Mais cedo, o presidente da república Jair Bolsonaro informou, ao deixar o Palácio da Alvorada, que vai conversar com caminhoneiros para “tomar uma decisão”. O próprio Bolsonaro gravou um áudio, na noite de quarta-feira (8), pedindo aos caminhoneiros para liberarem as estradas do país.
Além disso, o Procon de Chapecó iniciou hoje uma ação de fiscalização nos postos de combustíveis para coibir aumentos de preços abusivos, devido a alta procura pelo produto, motivada pelos bloqueios em rodovias.