
No primeiro dia para retirada dos carnês do IPTU em Chapecó, mais de mil pessoas foram atendidas no Departamento de Tributos (antiga Prefeitura) e nas superintendências do Bormann e da Grande Efapi. Conforme a Administração Municipal, o site da Prefeitura chegou a ter 108 acessos por minuto somente para IPTU. Em determinado momento o portal ficou indisponível devido ao grande número de acessos, sendo restabelecido posteriormente.
O secretário de Fazenda, Moacir Rohr, destacou que o pagamento da primeira parcela ou da parcela única com desconto de 10%, que normalmente era em fevereiro, será até o dia 30 de abril de 2024. A segunda parcela ou então a parcela única com desconto de 5%, será até o dia 20 de maio.
Lembrando que quem estiver em dia já tem um desconto de 10% na emissão do boleto. Então, quem está em dia e pagar parcela única, na prática terá um desconto de 20% sobre o valor do IPTU, não incluindo a taxa da coleta do lixo.
Mas mesmo quem não está em dia poderá ter o desconto da parcela única.
Em 2024 o número de cadastros imobiliários vai subir de 120 mil para 126 mil. Com isso, o valor do IPTU que será lançado é estimado em R$ 105 milhões. Os recursos serão aplicados nas obras.
A orientação é para que os contribuintes acessem os carnês disponíveis no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br). Além disso, a diretora de Tributos, Andréa Lang, orienta que os prazo de pedidos de isenções será a partir de junho.