
Planejar uma urbanização mais sustentável implica em pensá-la não apenas do ponto de vista econômico e social, mas também do ambiental. E a modernização dos parques de iluminação pública está entre as políticas públicas que demandam uma maior atenção.
Em Chapecó, o plano de modernização da Iluminação Pública foi concluído com a troca de mais de 800 luminárias de LED instaladas em diferentes bairros. O projeto, que integra a parceria público-privada entre a Prefeitura e a Quantum Engenharia, tem o objetivo de substituir as lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED, mais econômica e duradoura.
Ao todo foram instalados 94 postes, 6 superpostes com 22 metros de altura, 756 luminárias LED, e 50 luminárias vapor de sódio. Segundo Júlio César Leal Junior, Gerente de Obras e Contratos da Quantum Engenharia, com a modernização parcial dos pontos de iluminação pública, juntamente com a realização da ampliação de rede de baixa tensão para atender novos pontos de IP, o município de Chapecó ganha segurança, embelezamento do espaço público e economia na manutenção.
- Canteiro entre a Avenida São Pedro e Avenida Atílio Fontana: Neste local foram instalados seis super postes de 22 metros de altura, sendo que em cada poste foram instaladas quatro luminárias LED de 180W;
- Avenida São Pedro: Foram substituídas 475 luminárias LED 180W ao longo da via, e 15 postes para ampliação da rede de baixa tensão.
- Avenida Nereu Ramos: Foram substituídas 171 luminárias LED 180W ao longo da via, e 50 postes para ampliação da rede de baixa tensão.
- Avenida Borges de Medeiros: Foram substituídas 76 luminárias LED 180W ao longo da via;
- Rua Descanso: Foram substituídas 30 luminárias LED 80W ao longo da via, e três postes para ampliação da rede de baixa tensão.
- Rua Jacinto Patussi: Foram instaladas nove luminárias VS 250W ao longo da via, e três postes para ampliação da rede de baixa tensão.
- Estrada Guella Camacho: Foram instaladas 41 luminárias VS 70W ao longo da via, e 23 postes para ampliação da rede de baixa tensão.