A prefeitura de Chapecó (SC) informou nesta segunda-feira (13), que o Centro de Eventos, na área central da cidade, continuará recebendo donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, a Administração Municipal divulgou que Chapecó também tem outro ponto para arrecadação: a Superintendência da Efapi. O atendimento no local é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.
A prefeitura de Chapecó pede:
*Alimentos não-perecíveis
*Água
*Produtos de higiene e limpeza
*Cobertores e afins
Chapecó destina mais três toneladas de medicamentos para o RS
Na manhã desta segunda-feira, mais três toneladas de medicamentos serão encaminhadas para o Rio Grande do Sul. De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Chapecó, Roger de Lima, a carga deve ir para Passo Fundo (RS), de onde será redistribuída para outros municípios. A intenção era levar de aeronave no final de semana, mas não houve teto.
De acordo com a presidente da presidente da Associação dos Farmacêuticos de Chapecó e Região, Hortência Tierling, somente nesta carga são próximo de 49 mil unidades de analgésicos, antibióticos, antihipertensivos, antitérmicos, corticóides, vitaminas, soro fisiológico, soro glicosado, ringer lactato, seringas, agulhas, esparadrapo, gaze e demais materiais de curativo, tanto para a população em geral mas também para atendimento ambulatorial e hospitalar.
Ela destacou que, no total, foram arrecadadas 70 mil unidades, totalizando 4,3 mil quilos. Parte já tinha ido de avião para Porto Alegre ou no comboio de 23 caminhões que saiu sexta-feira de Chapecó, com destino ao Vale do Taquari e região Metropolitana de Porto Alegre.
A carga desta sexta-feira foi num caminhão com câmara fria, mantendo temperatura de 18 graus centígrados.
Hortência destacou que menos de 1% do material precisou ser descartado, por estar fora do prazo de validade ou já aberto. Farmácias, empresas distribuidoras, profissionais de saúde e pessoas físicas mandaram doações.
Ela destacou a parceria da Associação com a Secretaria de Saúde de Chapecó para a triagem no Centro de Eventos, além da colaboração de acadêmicos da Unoesc e Unochapecó, e profissionais de saúde voluntários.